COLUNAS

min de leitura - #

Mais gente na equipe

Editoria de Política

| Edição de 25 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A governadora Cida Borghetti (PP) confirmou ontem novos integrantes da equipe de governo. Entre os nomes anunciados está o novo secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos. O cargo será assumido por Elias Gandour Thomé, que já era coordenador geral da pasta. Cida também indicou o advogado Marcelo Alvarenga Panizzi para diretor-geral do Detran. Panizzi foi diretor-geral da antiga Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e diretor do Instituto das Águas do Paraná. A presidência da Compagas será exercida por Luiz Malucelli Neto, que estava na Copel. Ele foi diretor da Fomento Paraná e atuou na Casa Civil. Vilson Goinski assume a presidência da Ceasa, que mantém unidades em Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu, Londrina e Cascavel. A Codapar segue sob o comando de Tino Staniszewski.

Obras no centro O prefeito Beto Preto (PSD) acompanhou ontem mais dois trechos de recape asfáltico próximo da área central de Apucarana. Está sendo recuperado o pavimento da Rua Bandeirantes, nas imediações do fórum e do Ministério Público. Hoje os trabalhos devem atingir trechos da Rua Gastão Vidigal. E mais recape está previsto na cidade e nos bairros nos próximos dias. 

Licitação O edital que trata da licitação do transporte coletivo urbano em Apucarana, que já havia sido concluído no Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), também está sendo concluso na Procuradoria Jurídica. O processo segue agora para o Departamento de Licitação para os procedimentos finais e publicação. 

Cargo na CNM A repercussão positiva de boas práticas de gestão lançadas pelo prefeito de Apucarana, Beto Preto, está gerando uma articulação para que ele seja indicado a um cargo na diretoria da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Atualmente, Beto Preto já ocupa a vice-presidência nacional para a área de saúde pública, na Frente Nacional de Prefeitos (FNP). 

Banheiros O vereador Antônio Carlos Sidrin (DEM) vai entrar com um requerimento na Câmara de Apucarana pedindo à Secretaria de Estado de Segurança Pública a construção de banheiros públicos no lado externo ou imediações do mini presídio para atender a familiares nos dias de visita aos presos.

Incômodo Segundo o vereador Sidrin, muitas pessoas chegam cedo ao mini presídio de Apucarana nos dias de visitas e fazem longas filas. Além do incômodo de ficarem ao relento, sob chuva ou sol, não há banheiros para atender às suas necessidades. No seu entender, cabe ao Estado garantir condições dignas a essas pessoas.
Com Cida O ex-vereador de Apucarana, Satio Kayukawa, integrou a comitiva da Aliança Cultural Brasil-Japão, que foi recebida anteontem no Palácio Iguaçu pela governadora Cida Borghetti (PP). A comitiva, com a presença do cônsul Hajime Kimura, foi tratar dos preparativos da festa dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

Imigração A cada dez anos a comunidade nipo-brasileira comemora a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. De acordo com Satio Kayukawa, o Paraná é um dos estados com maior número de descendentes japoneses e neste contexto está Apucarana, que tem uma colônia japonesa muito unida.

Moção I A Câmara de Arapongas aprovou ontem duas moções de aplausos de autoria da vereadora Angélica Enfermeira (PSC). Uma endereçada ao Rotary Club de Arapongas Maracanã Gralha Azul pelos relevantes serviços prestados à comunidade, principalmente nas áreas de saúde e assistência social do município.

Moção II Outra moção de aplausos da vereadora Angélica é para o chef de cozinha Paulo Gustavo Miranda Sartório pelo seu talento gastronômico. Seu prato “Nhoque de abacate com molho de frango com café” teve a receita mencionada no livro Delícias do Paraná – Tradições e Sabores da Nossa Terra, divulgando o nome de Arapongas.

Pré-candidata A auxiliar de enfermagem Luciene Galo Retamero, de Jandaia do Sul, disse ontem que é pré-candidata a deputada estadual pelo PTB nas eleições deste ano. Polêmica, ela é muito conhecida na cidade pela fiscalização implacável que costuma fazer nos órgãos públicos, principalmente na área de saúde.

Vapt Vupt

Os deputados petistas Paulo Pimenta, Paulo Teixeira e Wadih Damous foram impedidos de visitar o ex-presidente Lula.        
Os petistas fariam uma inspeção na sala em que está preso Lula na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
A senadora Gleisi Hoffmann (PT) disse ontem que Lula é “grande demais para ficar encarcerado”. 
A  afirmação de Gleisi veio com a notícia de que a Polícia Federal pediu a transferência de Lula para outra carceragem.