COLUNAS

min de leitura - #

Mulheres no poder

Editoria de Política

| Edição de 20 de setembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma sociedade mais justa e igualitária, com mais mulheres nos ambientes de poder e tomada de decisão. Essa é uma das principais demandas da população brasileira segundo pesquisa Ibope, sob encomenda da ONU Mulheres. O trabalho revelou que 81% dos brasileiros acreditam que a presença de mulheres na política e em outros espaços aprimora a política em si. Além disso, 77% dos entrevistados acham que deveria ser obrigatório que os poderes legislativos em todos os níveis (municipal, estadual e federal) tivessem correspondência equitativa entre homens e mulheres. Outros 70% da população acredita que só existe democracia de fato com a presença de mulheres nos ambientes de poder. Justamente com o objetivo de criar uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres, a ONU Mulheres lançou o projeto Brasil 50-50, que busca aumentar a representação feminina na política e nas eleições deste ano. 

Arrancada A coordenação de campanha do candidato a deputado estadual Arilson Chiorato (PT) agendou para este sábado, dia 22, a partir das 9 horas, um grande evento para a “arrancada final” nesta eleição. Será no salão da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), com a presença de lideranças e apoiadores de Apucarana e vários municípios da região.

Dedicação O prefeito Beto Preto (PSD), que se tornou o principal cabo eleitoral de Arilson Chiorato, está entusiasmado com a campanha dele. “Estamos sentindo no dia a dia o crescimento da adesão dos eleitores a Arilson, que tem muitos serviços prestados a Apucarana”, avalia Beto Preto, que vem se dedicando diuturnamente à sua campanha, em reuniões, visitas a empresas e andanças pelos bairros. 

Na região O deputado federal Edmar Arruda (PSD), que é de Maringá, cumpriu agenda ontem em Apucarana e vários municípios da região. Reconhecido como o “padrinho das Apaes do Paraná”, Arruda está no seu segundo mandato na Câmara Federal e busca a reeleição. Ele tem sua base política em 155 cidades, para as quais destinou 
R$ 180 milhões em emendas e projetos em quatro anos.

Confiante O deputado Edmar Arruda disse estar confiante na vitória do candidato ao governo Ratinho Júnior (PSD) ainda no primeiro turno. “Acredito que Ratinho será eleito e fará um trabalho muito forte na reestruturação da gestão pública, reduzindo o tamanho do Estado”, afirma, destacando o trabalho que Ratinho fez quando secretário do Desenvolvimento Urbano.

Pedindo ajuda O candidato ao governo do Estado pelo PT, Doutor Rosinha, está pedindo ajuda financeira aos militantes e simpatizantes pelas redes sociais. Ele estaria com poucos recursos para levar em frente sua campanha. “Sua ajuda é fundamental para avançarmos ainda mais nessa campanha e evitarmos mais quatro anos de retrocesso. Qualquer valor é bem-vindo”, apela o candidato.
“Virada” O candidato à Presidência da República pelo Podemos, senador paranaense Alvaro Dias, está convocando simpatizantes e demais pessoas da comunidade para a denominada “Caminhada da Virada”, que sua coligação está preparando para este sábado, com concentração às 9 horas na Praça Santos Andrade, em Curitiba. De lá, todos seguem em direção à Boca Maldita.

Mobilidade Os candidatos ao governo e a deputado federal e estadual devem assinar hoje uma carta de compromisso com a Mobilidade Ativa no Paraná, ou seja, uma carta na qual se comprometem a adotar ações que visem minimizar os impactos negativos do tráfego motorizado e individual em massa nos centros urbanos. Será durante fórum que está acontecendo em Curitiba.

Secretários Apucarana recebe nesta sexta-feira três secretários de Estado. São eles Lúcia Aparecida Cortez Martins, da Educação, Jorge Hiraiwa, da Agricultura e Abastecimento; e João Carlos Barbiero, do Esporte e Turismo. Os três vão cumprir uma agenda de compromissos em Apucarana em horários diferentes.

Elogio a Beto O advogado e ex-vereador João Aparecido Michelin, de Apucarana, fez questão ontem de elogiar o trabalho desenvolvido pela gestão do prefeito Beto Preto na estrada que liga a Vila Rural Nova Ucrânia à localidade de Tatuzinho, onde ele mora. O município está readequando e realizando obras de cascalhamento na estrada rural, que tem oito quilômetros.

Reivindicação Segundo João Michelin, essa benfeitoria na estrada do Tatuzinho, em Apucarana, era uma reivindicação de pelo menos duas décadas dos moradores da região. A estrada é muito utilizada por produtores rurais e também por motoristas de vans de estudantes. Segundo o advogado, a obra está agradando a população daquela região, que faz uso diário do trecho.

Vapt Vupt

Candidatos a deputado de Apucarana e região estão intensificando reuniões nos bairros e nas empresas.
A partir de hoje faltam apenas 17 dias para as eleições gerais marcadas para o dia 7 de outubro.
O tempo de campanha é curto para quem precisa buscar votos fora do seu domicílio eleitoral.
Muitos eleitores ainda estão indecisos em quem votar para todos os cargos em disputa nesta eleição.

MAIS LIDAS