COLUNAS

min de leitura - #

O Governo do Paraná vai disponibilizar uma nova linha de financimento

Da Redação

| Edição de 02 de dezembro de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

financiamentos para atender à demanda dos municípios para renovar ou ampliar a frota de transporte escolar em 2017. O anúncio foi feito pelo presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, durante o Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos, ontem, em Foz do Iguaçu. O programa Vou Pra Escola permitirá a compra, por meio do sistema de registro de preços, de equipamentos financiáveis pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, tais como ônibus e embarcações náuticas. O programa conta com recursos próprios da Fomento Paraná destacados exclusivamente para operações com o setor público. Esse financiamento é complementar ao FNDE, um programa nacional que no momento está sem previsão de liberação de recursos.

Amuvi

A presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeita Maria Regina Della Rosa Magri (DEM), de São Pedro do Ivaí, transferiu de Apucarana para Cambira a reunião da associação que estava marcada para o dia 6 deste mês. A data também foi mudada para dia 10.

Eleição 

A reunião de caráter extraordinário da Amuvi será realizada dia 10, às 10 horas, no Centro de Convivência de Cambira. Na oportunidade, será eleita, conforme o estatuto, a nova diretoria da associação para o próximo mandato que se inicia no dia 6 de janeiro.

Candidatos 

Até ontem três prefeitos se manifestaram interessados em disputar a presidência da Amuvi e estão em campanha. São eles Beto Preto (PSD), de Apucarana, Fábio Hidek Miura (PSC), de São João do Ivaí, e Miguel Roberto do Amaral (PSDB), de Ivaiporã. Ainda pode haver composições.

Sessão 

Sem nenhum questionamento por parte dos vereadores, a Câmara de Apucarana realizou ontem pela manhã a segunda sessão extraordinária para votação de três projetos de lei. A principal proposta é a que autoriza o Executivo abrir crédito de R$ 500 mil para pagar precatórios.

Mais 

sessões A Câmara de Apucarana volta a se reunir em terceira sessão extraordinária hoje, às 10h30, para votação dos projetos em redação final. Há possibilidade de novas extraordinárias serem convocadas na próxima semana para votação de diversos outros projetos que estão chegando.

Prazo final 

Eleitores que não compareceram às urnas no pleito do dia 2 de outubro tinham até o dia 1º de dezembro para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. O não comparecimento injustificado no dia da eleição é infração punível com multa, que varia de 3% a 10% da UFIR.

Condenado I 

O ex-tesoureiro do PP João Claudio Genu foi condenado por vantagem indevida – para si e outros – acertada em contratos da Petrobras com a diretoria de Abastecimento. Ele foi condenado por 11 crimes corrupção passiva e associação criminosa a oito anos e oito meses de reclusão. Ele era réu num processo na Lava Jato.

Condenado II 

A sentença do juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância, é desta sexta-feira. Genu foi preso na 29ª fase da Lava Jato, deflagrada em maio deste ano. Ele foi assessor do ex-deputado federal José Janene (PP-PR), morto em 2010, e foi condenado pelo STF no processo do mensalão do PT em 2012.

Presa 

A prefeita de Ribeirão Preto, Darcy Vera (PSD), foi presa preventivamente no início da manhã de ontem pela Polícia Federal, na segunda fase da operação Sevandija, que apura fraudes em contratos de licitações da prefeitura que somam R$ 203 milhões. A prefeita foi presa em sua casa na etapa intitulada Mamãe Noel.

Indiciados 

A Polícia Federal concluiu o Inquérito Policial relativo à 1º fase da Operação Calicute. As investigações resultaram em 16 pessoas indiciadas por crimes que vão de corrupção passiva e ativa, organização criminosa a lavagem de dinheiro. Entre os indiciados estão o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, e a mulher dele, Adriana Ancelmo.