COLUNAS

min de leitura - #

Projeto nas escolas visa controlar diabetes

Da Redação

| Edição de 18 de dezembro de 2023 | Atualizado em 18 de dezembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Projeto nas escolas visa controlar diabetes

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Apucarana aprovou Projeto de Lei de autoria do vereador Moisés Tavares (foto), do Cidadania, que institui o Programa de Conscientização ao Diabetes nas Escolas Municipais de Apucarana. O programa visa orientar, de forma educativa, pais, alunos e profissionais da educação sobre os sintomas e cuidados referentes ao diabetes em crianças e adolescentes. Por meio de cartilhas disponibilizadas pelo Projeto Kids e pela Federação Internacional de Diabetes, o programa fornecerá informações e conhecimentos necessários de como aprimorar os cuidados no tratamento da doença e sobre hábitos alimentares e atividades físicas. O projeto segue agora para sanção ou não por parte do Poder Executivo.

Futebol da Câmara 

Vereadores e servidores da Câmara de Apucarana se reuniram na última sexta-feira para uma noite de confraternização no Clube dos Médicos e Dentistas de Apucarana. O encontro foi organizado pelo diretor-administrativo Luís Carlos Balan. O evento iniciou com um jogo de futebol entre vereadores e servidores, comandado pelo presidente Luciano Molina (PL). A competição terminou em 5 a 4 para o time amarelo. Os gols do time vencedor foram feitos pelo vereador Mário Felippe (PROS) e pelo servidor Eduardo Camargo. Já os gols do time amarelo foram marcados pelo advogado Danylo Acioli e pelo servidor Diego Miyamura. Na sequência, foi servido churrasco.

Bazana e viaturas

O deputado estadual araponguense Pedro Paulo Bazana (PSD) participou da entrega de novas viaturas para a Polícia Militar (PM) de Arapongas, na última sexta-feira, ao lado do prefeito Sergio Onofre (PSD) e demais autoridades. Na mesma data, Bazana visitou o Lar Santo Antônio Pão dos Pobres, e anunciou recursos para a compra de equipamentos. No total, quatro viaturas foram oficialmente entregues para a 7ª. Companhia da Polícia Militar, duas delas encaminhadas por Bazana para o município. As viaturas, da marca Renault Duster, passam a reforçar a frota da PM e foram liberadas pelo governador Ratinho Júnior (PSD). 

Bolsonaro em Maringá

Depois de receber título de Cidadão Honorário do Paraná na última sexta-feira, em Curitiba, o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), planeja agora fazer uma viagem a Maringá, a convite de algumas lideranças políticas locais, entre elas, o deputado estadual Delegado Jacovós (PL). Bolsonaro garantiu para o deputado que ele ou o candidato a vice na chapa a presidente da República, em 2024, General Braga Neto, estará em Maringá para dar uma força para os 24 candidatos à Câmara Municipal de Maringá e ao candidato a prefeito. O PL vai formalizar aliança com o União Brasil para disputar a sucessão de Ulisses Maia (PSD). 

Reforma tributária

Está marcada para esta quarta-feira, às 15h, a sessão do Congresso Nacional destinada à promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, que instituiu a reforma tributária. A matéria foi aprovada em última instância pela Câmara dos Deputados na noite da última sexta-feira. “Vamos promulgar essas regras que, tenho certeza, vão impulsionar a economia e criar condições para que nosso país retome o caminho de crescimento consistente, com geração de emprego e redução da desigualdade social. Aguardada há 40 anos, a medida simplifica o sistema e promove justiça tributária para cobrar mais de quem ganha muito, e menos — ou nada — de quem ganha pouco”, disse o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).