COLUNAS

min de leitura - #

Repercussão positiva

Editoria de Política

| Edição de 17 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 
O prefeito em exercício de Apucarana, Junior da Femac (PDT), destacou ontem que a repercussão do projeto de uma nova ligação rodoviária entre Apucarana e Londrina teve uma repercussão muito positiva em todo o Norte do Estado e, principalmente, no Vale do Ivaí. “A Ideia vinha sendo articulada pelo prefeito Beto Preto e agora ganhou corpo com o apoio do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e dos deputados estaduais Arilson Chiorato e Tercílio Turini”, comenta Junior da Femac. A partir de agora, segundo ele, serão discutidas estratégias e busca de apoios, principalmente do governador Ratinho Junior (PSD), que é da região. “Podemos encurtar distância e abrir mais áreas de expansão industrial”, avalia o prefeito em exercício de Apucarana. 

Bancada “O apoio da nossa bancada na Câmara de Apucarana foi fundamental para alavancar o projeto de suporte ao Centro Oncológico do Hospital da Providência”. O reconhecimento foi feito anteontem pelo prefeito Junior da Femac, ao participar do início das obras de construção do “bunker”, que irá abrigar o Centro de Radiologia do Providência.

Reconhecimento Conforme reitera Junior da Femac, a participação dos vereadores da base aliada tem contribuído com a consolidação de importantes obras e programas para Apucarana. “Sem o apoio dos nossos vereadores, muitos projetos ficariam inviabilizados, por isso fazemos questão de reconhecer o seu trabalho”, frisou o prefeito. 

Sessão A Câmara de Apucarana realiza sessão ordinária nesta segunda-feira, às 16 horas. O projeto de lei da vereadora Márcia Sousa (PSD), que proíbe queima de fogos de artifício com estampidos em eventos públicos e particulares, está na pauta de votação. O projeto foi retirado da ordem do dia na sessão passada por pedido de vista do vereador Mauro Bertoli (DEM).

Projetos de lei No total, sete projetos de lei de autoria dos vereadores estão na pauta de votação da sessão ordinária da Câmara de Apucarana a ser realizada amanhã. A maioria já foi votada em primeira discussão na sessão anterior. Também constam sete requerimentos. O presidente do Legislativo, vereador Luciano Molina (Rede), espera boa participação popular na sessão de amanhã.

Assessor O ex-deputado estadual por Jandaia do Sul e Vale do Ivaí, Miltinho Púpio, está de volta à vida pública. Ele teria sido nomeado pelo governador Ratinho Junior para ocupar o cargo de assessor especial da Casa Civil. Além de ser amigo pessoal de Ratinho Junior de longa data, Miltinho Púpio tem experiência como político e sabe lidar bem com as causas públicas.
Com governador Lideranças políticas de Kaloré e Borrazópolia estiveram reunidas com o governador Ratinho Junior na última quarta-feira, no Palácio Iguaçu. Participaram do encontro o prefeito Washington Luiz da Silva (PSDB) e os vereadores Wellyngton Jhonnis (PSB) e Otair Senes (PSL), popular Dominado. Eles trataram de diversas demandas dos municípios.

Anticrime O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse ontem, em sua conta no Twitter, que o governo apresentará o projeto de lei Anticrime ao Congresso Nacional na terça-feira. “Na próxima terça-feira apresentaremos projeto de lei Anticrime ao Congresso. Elaborado pelo ministro Sergio Moro, o mesmo visa endurecer as penas contra assassinos, líderes de gangues e corruptos”, escreveu.

Mais rigor Na última quinta-feira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, defendeu mais rigor na punição do condenado por crime de homicídio ao participar, em Brasília, de evento organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

“Laranjas” Um levantamento do Jornal Nacional, feito com base nas prestações de contas registradas nos tribunais regionais eleitorais, aponta que 51 candidatos a deputado federal e estadual podem ter servido na última eleição como “laranjas” para que partidos desviassem recursos do fundo eleitoral. A crise política que envolve o ministro Gustavo Bebianno é justamente por isso.

CPI do Judiciário O senador Alessandro Vieira (PPS-SE), autor do pedido de criação de uma CPI para investigar atos dos tribunais superiores, diz que já recorreu à Mesa Diretora do Senado para garantir a criação da CPI. O requerimento dele foi arquivado segunda-feira após a retirada da assinatura dos senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Kátia Abreu (PDT-TO). A CPI tem sido chamada de “Lava Toga”.

Vapt Vupt

Eleitor que estava no exterior e não votou na eleição de 2018 ainda pode justificar sua ausência no pleito.
Segundo a Justiça Eleitoral, eleitor pode justificar sua ausência na eleição até 30 dias após retornar ao Brasil.
No pleito de outubro do ano passado, o número de faltosos foi bastante grande em todos os Estados do País.
A cada eleição, parece que os brasileiros estão mais desanimados com a classe política de modo geral.