COLUNAS

min de leitura - #

Reunião produtiva

Editoria de Política

| Edição de 24 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A primeira reunião do ano da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), realizada anteontem em Apucarana, teve uma avaliação positiva da parte dos 22 prefeitos que participaram dela. Os temas foram considerados relevantes e o resultado muito produtivo, pois a reunião foi concluída com a deliberação visando o início imediato de oficina destinada a técnicos das prefeituras. Da pauta constou o treinamento de servidores para operacionalizar o portal de convênios do Governo Federal (Siconv). Numa próxima etapa, a Amuvi irá tratar da produção de projetos para cadastramento no Siconv. O objetivo é beneficiar principalmente os pequenos municípios que carecem de mão de obra qualificada nesta área técnica.

Novo perfil Para o palestrante Sérgio Pavan Margarido, a Amuvi detém uma estrutura representativa, mas com poucos resultados práticos. “A associação precisa, de forma urgente, adotar um novo modelo de atuação, para garantir mais recursos e convênios aos seus municípios”, avalia Margarido, para quem a Amuvi está atrasada. 

Prioridades O novo presidente da Amuvi, Beto Preto (PSD), anuncia que junto com colegas prefeitos pretende definir as prioridades nos próximos meses. “Entre as bandeiras que iremos defender estão a manutenção do traçado original da Ferrovia Norte-Sul, cortando o Vale, e a duplicação de novos trechos da BR-376, no sentido Norte-Sul. 

Sessões Sob a presidência do desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) deu início segunda-feira às sessões ordinárias de 2017, com o julgamento de dois recursos e um agravo regimental. Em 2016, foram ajuizadas 2.149 ações de competência recursal e 791 de competência originária.

Acórdãos Segundo o TRE-PR, em 2016 foram lavrados 2.212 acórdãos, proferidas 515 decisões monocráticas e editadas 26 resoluções. De acordo com o órgão, ainda há processos relacionados às eleições municipais de primeiro e segundo turnos que devem ter seu desfecho com a retomada dos trabalhos após o recesso.

Biometria Por falar em TRE-PR, o órgão está preparando a implantação do sistema de biometria em dezenas de municípios neste ano. Na região, já está certo que o sistema será instalado nas comarcas de Arapongas, Marilândia do Sul, Jandaia do Sul e Rolândia. O calendário de início será definido na próxima semana. 
Auxílio à Apae O prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (PROS), sancionou anteontem lei que concede uma subvenção mensal de R$ 4 mil à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município. Trata-se de uma cooperação técnica financeira que visa atender às necessidades desta entidade educacional. 

Reunião O prefeito de São Pedro do Ivaí, Zé Isalberti (PTB), realizou uma reunião na tarde desta segunda-feira com os vereadores com objetivo de apresentar alguns assuntos de interesse do município que serão desenvolvidos pela administração no decorrer deste primeiro ano de governo.

Resultado Zé Isalberti relata que a reunião com vereadores foi bem proveitosa e positiva. “Foi uma troca de ideias. Os vereadores puderam sugerir melhorias e projetos, enquanto nós apresentamos alguns trabalhos que pretendemos iniciar em São Pedro do Ivaí”, diz o prefeito.

Marisa com AVC A ex-primeira dama Marisa Letícia, de 66 anos, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico e foi internada ontem no Hospital Sírio-Libanês, no Centro de São Paulo. Após saber do AVC, o ex-presidente Lula foi para lá. De acordo com informações do centro médico, ela deu entrada nos hospital às 15h30. 

Cateterismo A ex-primeira dama Maria Letícia chegou ao hospital consciente e foi levada diretamente para a sala de cateterismo, onde os médicos iniciaram um procedimento para tentar estancar a hemorragia. Em sua conta no Twitter, Lula comentou a internação da mulher. “Dona Marisa Letícia foi hospitalizada nesta terça-feira. Estamos torcendo muito para que ela se recupere logo”.

Vapt Vupt

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já determinou novas eleições em vários municípios do País.          
Em função dos muitos processos em trâmite, Brasil deverá ter novas eleições o ano todo.        
O TSE também já definiu o calendário de propaganda eleitoral gratuita dos partidos durante 2017.        
Os programas no rádio e na TV começam no dia 2 de fevereiro e vão até o dia 21 de dezembro