COLUNAS

min de leitura - #

Sessão sem discussão

Da Redação

| Edição de 16 de abril de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Apucarana realizou ontem à tarde sessão extraordinária convocada pelo presidente da Casa, vereador José Airton Deco de Araújo (PR), para votar nove projetos encaminhados pelo Executivo, a maioria tratando de abertura de crédito adicional, alterando dispositivos de leis e dando nomes a bens. O principal deles é o que altera disposição da Lei Municipal nº 058/97, de 10 de julho de 1997, criando sete cargos efetivos de natureza técnica na estrutura administrativa, a serem preenchidos mediante concurso público. Os cargos são de biólogo, geógrafo, enfermeiro do trabalho, fiscal do meio ambiente, técnico em informática, analista programador e assistente técnico. A mesa executiva também colocou em votação projeto de lei do vereador Vladimir José da Silva (PDT), que concede diploma de méritos em tarefas comunitárias à Rádio Água Viva. A sessão durou apenas cerca de vinte minutos, sem maiores discussões. Outra sessão acontece segunda-feira às 14 horas.

MAIS UM NA BASE

O advogado apucaranense Terence César Penharbel assinou ficha de filiação no PROS, partido da base aliada do prefeito Beto Preto (PSD). Ele pretende disputar uma vaga na Câmara de Vereadores. Para quem não sabe, Terence é filho do radialista Antônio Penharbel Filho, do PMDB, partido de oposição ao prefeito.

NOVA SECRETÁRIA

A professora de Educação Física, Jossuela Martins Pirelli Pinheiro, assumiu oficialmente, ontem, a Secretaria Municipal da Juventude de Apucarana e interinamente a Secretaria do Esporte e Lazer. Ambas as pastas vinham sendo comandadas também pelo professor de Educação Física, Paulo Kisner, que deixou os cargos visando concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores.

AGRADECIMENTO

“Agradeço ao prefeito Beto Preto pela confiança em me delegar a condução destas duas importantes secretarias e quero destacar o trabalho realizado pelo professor Paulão. Fui testemunha da sua dedicação e profissionalismo e aprendi muito com ele. É uma pessoa que todos os dias atuou para implantar a nova política esportiva idealizada pelo prefeito Beto Preto, que voltou a dar ao esporte em Apucarana o valor que realmente merece”, disse Jossuela.

POVO NA PRAÇA

O grupo “Cristãos pelo Brasil”, de Apucarana, está convidando a população para ir à Praça Rui Barbosa amanhã, a partir das 13h30, para defender o impeachment da presidente Dilma. Haverá um telão transmitindo de Brasília a votação do impeachment. Em Arapongas, estão previstos carreata hoje pela manhã e concentração na praça central amanhã à tarde.

ROSSONI DESISTE

O chefe da Casa Civil do governo do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB), desistiu ontem de reassumir a vaga de deputado federal e participar da votação do impeachment da presidente Dilma. Rossoni teve receio de, ao voltar para a Câmara, reabrir a disputa pelas cadeiras de suplente da coligação que o elegeu (União pelo Paraná), em 2014. O primeiro suplente é Osmar Bertoldi (DEM), que está preso desde 25 de fevereiro, acusado de agredir a ex-noiva.

IMBRÓGLIO JURÍDICO

Há cerca de duas semanas, Osmar Bertoldi entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para ficar com a vaga deixada por Valdir Rossoni no mês passado, após assumir a Casa Civil da gestão Beto Richa. O temor de Rossoni era que, ao assumir, fosse retomado o imbróglio jurídico sobre a questão.

JUNINHO PRÉ-CANDIDATO

O ex-prefeito de São João do Ivaí, Clóvis Bernini Júnior (PMDB), o Juninho, é pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano. Ele, inclusive, já vem montando um grupo político com a participação de vários partidos, visando uma futura coligação. Juninho foi prefeito de São João do Ivaí por dois mandatos consecutivos.

CEREJEIRA

A Festa da Cerejeira deste ano, prevista para o período de 16 a 19 de junho, terá como foco principal os 80 anos da imigração japonesa em Apucarana. Um dos pontos altos será a criação da “Praça do Japão”, já planejada pelo prefeito Beto Preto com a diretoria da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (ACEA).

HOMENAGEM

O local para a implantação da praça, que será o marco dos 80 anos da colonização japonesa em Apucarana, já está definido. Trata-se de um espaço junto à Academia ao Ar Livre e ao Córrego Jaboti. A proposta é criar um jardim japonês, um tori (pórtico) e até uma réplica da ponte japonesa sobre o córrego.