COLUNAS

min de leitura - #

Sessão sem discussão

Editoria de Política

| Edição de 22 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Apucarana voltou a se reunir em sessão extraordinária, ontem à tarde, para votar projetos em segunda discussão. Desta vez não houve discussão entre vereadores por causa de mudança de horário de sessão, conforme ocorreu no dia anterior. Eles aprovaram todas as matérias da pauta sem maiores comentários e num tempo curto. Do Executivo foram aprovados projetos que tratam de reposição salarial do funcionalismo municipal em 6%, que altera a estrutura do quadro de pessoal da Autarquia de Saúde, que institui o Sistema de Estacionamento Rotativo Pago e que abre crédito adicional no valor de R$ 25 mil. Foram aprovados ainda projeto do vereador Mauro Bertoli (DEM), que concede diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias ao Rotary Club de Apucarana, e da mesa executiva que revisa salários dos servidores da Câmara.

Sanitarista O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), recebeu ontem a visita do médico sanitarista Gilberto Martin. Com grande experiência na gestão de Saúde Pública, Martin está contribuindo com a Autarquia Municipal de Saúde no que tange ao planejamento de atuação dos agentes de saúde.

Experiência “Trata-se de um profissional com grande experiência e conhecimento, inclusive foi um dos fundadores do PSF (Programa Saúde da Família) em Apucarana e agora está contribuindo muito com ideias para aprimorarmos nosso planejamento estratégico”, disse o prefeito Beto Preto. 

Outro partido Mais um partido pode surgir em Apucarana. Trata-se do RAIZ, que ainda pleiteia seu registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O nome completo é RAIZ-Movimento Cidadanista, que no estado se intitula Círculo Nós Podemos Paraná.

Articulação A princípio, quem está articulando a criação do partido ou movimento RAIZ em Apucarana é o presidente do PHS local, Luiz Villas Boas, porém uma outra liderança deverá dar sequência à sua organização. Segundo ele, o RAIZ está em fase de estruturação em Apucarana e região.

Proposta De acordo com Luiz Villas Boas, a proposta do RAIZ é fazer algo diferente de tudo que esses partidos tradicionais fazem, com valorização da ética e da moralidade. Além disso, defende propostas que surgem das bases e condena medidas políticas que partem de cima para baixo.
Preso O empresário Armando Diadosk (PPS) permaneceu preso anteontem e ontem no minipresídio de Apucarana por não pagar pensão alimentícia. Diadosk, 53 anos, é uma das figuras folclóricas da política local, tendo sido candidato a prefeito, a deputado federal e estadual e também a vereador.

Contas em Jandaia O ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Jandaia do Sul, Wesley Martins de Lima (PMDB), fará uma prestação de contas à comunidade de seus dois anos como presidente do Legislativo hoje, às 19h30, no salão paroquial da igreja matriz. Ele espera que o povo compareça.

Cida assume A vice-governadora Cida Borghetti (PP) assume a chefia do Poder Executivo como governadora em exercício, nesta quarta-feira. A transferência do cargo será automática devido à ausência do governador Beto Richa (PSDB), que cumprirá agenda particular a partir de hoje no exterior sem ônus para o Estado. 

Cerveja liberada I A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou ontem parecer favorável ao projeto do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), que libera a venda e o consumo de cerveja e chope nos estádios em dias de jogos de futebol no Paraná. Outras bebidas alcoólicas destiladas continuam proibidas.

Cerveja liberada II De acordo com Luiz Romanelli, a venda de cerveja e chope nos estádios será permitida desde a abertura dos portões para acesso do público até o término do evento. “É um direito do torcedor e sabemos que o problema da violência nos estádios não é culpa da cerveja”, defende, considerando que a causa disso é outra. 

Vapt Vupt

O ex-prefeito de Apucarana, Valter Pegorer (PMDB), vendeu seu velho Opala, segundo postou no Facebook.              
Opala bege de Pegorer foi utilizado por ele em muitas campanhas eleitorais em Apucarana e região.          
Depois de muitas viagens a Curitiba e Brasília nos últimos dias, prefeitos do Vale deram uma trégua.          
Durante esta semana, a maioria dos prefeitos da região decidiu permanecer em seus municípios.