COLUNAS

min de leitura - #

Site de turismo

Editoria de Política

| Edição de 20 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O novo site de turismo e atrativos de Apucarana, criado por iniciativa da Prefeitura, teve boa receptividade da parte da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), que esteve representada no lançamento. Também manifestaram satisfação com o conteúdo e objetivos do site os diretores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Marcelo Ferreira, e da Unespar/Fecea, Daniel Fernando Matheus Gomes. Todos foram unânimes em elogiar a iniciativa que busca fomentar o turismo e o consumo na cidade. O prefeito Junior da Femac (PDT) também se mostrou entusiasmado com a nova ferramenta cibernética do município. “Vamos atrair mais visitantes e gerar mais renda em Apucarana”, ressaltou.

Pedro Preto O ex-vereador e ex-secretário municipal de Administração de Apucarana, Pedro Agostineti Preto, falecido no último dia 6 de junho, teve homenagem póstuma na Câmara Federal. A iniciativa foi do deputado federal Aliel Machado (PSB), que enalteceu a sua trajetória como fundador da Associação Filantrópica Ferra Mula e sua vida dedicada à caridade. 

Ideais democráticos Aliel Machado destacou ainda que Pedro Preto era pai do médico Beto Preto, ex-prefeito de Apucarana e atual secretário de Saúde do Paraná. “Pedro Preto foi preso político, sofreu com a ditadura militar, mas nunca abandonou seus ideais democráticos em favor da Nação”, discursou o parlamentar, lembrando que Apucarana ficou enlutada com a perda do pioneiro. 

Exemplo Também na Assembleia Legislativa do Paraná a morte do pioneiro Pedro Agostineti Preto foi lembrada pelo deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB). Para Romanelli, Pedro Preto deixou um legado para as novas gerações, com seu exemplo de defesa da democracia e da liberdade. “Ele pagou caro na luta contra a ditadura e pelo retorno do País à democracia”, assinalou o deputado Luiz Cláudio Romanelli. 

Feriadão A maioria das prefeituras da região decretou ponto facultativo nesta sexta-feira, emendando o feriado de Corpus Christi celebrado hoje pela Igreja Católica. Os trabalhos voltam à normalidade somente na segunda-feira. Ontem, as prefeituras receberam a segunda parcela de junho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que seria liberada neste feriado.

Economia O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Ylson Álvaro Cantagallo (MDB), de Faxinal, considera que uma folga desta natureza ajuda as prefeituras a conter gastos com água, luz, telefone e óleo diesel, já que máquinas, caminhões e outros veículos deixam de circular. Segundo ele, as despesas das prefeituras são altas e os recursos são poucos.

Na região O governador Ratinho Junior (PSD) cumpre agenda hoje em Londrina. Às 17 horas, ele e comitiva inauguram a Arena Multiuso instalada no Residencial Vista Bela. Trata-se de um espaço para atividades esportivas e de recreação implantado pelo governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Londrina. Às 19 horas, Ratinho Junior abre os Jogos Paradesportivos do Paraná, no Ginásio Moringão.

Capoeira O vereador Lucas Leugi (Rede) recebeu ontem, na Câmara de Apucarana, o Mestre de Capoeira, Idylio Matheus Martins Santos, filho do Mestre Valtinho da Senzala e Ellen Barbara Mendes da Silva Santos, de Santos – São Paulo. Eles estavam acompanhados do Contramestre Macarrão e do Contramestre Paraná, da Associação de Capoeira Mestre Nelson Ventania, de Apucarana. 

“Senzala de Chama” O vereador Lucas Leugi foi convidado por Idylio Santos para participar do evento “Senzala de Chama”, que será realizado no dia 6 de julho em Apucarana, no Ginásio de Esportes José Antônio Basso, “Lagoão”, em memória do Mestre Valtinho da Senzala. Leugi agradeceu o convite e lembrou que a Câmara de Apucarana aprovou Moção de Aplausos de sua autoria à Associação de Capoeira Mestre Nelson Ventania.

Patrimônio nacional O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse ontem que Sergio Moro é “um patrimônio nacional” e que não viu “nada de anormal até agora” no conteúdo das trocas de mensagens reveladas pelo site The Intercept. No Senado, Moro afirmou que não tem apego ao cargo. Sobre a fala de Moro, Bolsonaro disse: “Eu também não tenho apego ao meu cargo. Qualquer ministro é livre para fazer o que bem entender. O Moro é um patrimônio nacional, não é do presidente”.

Vapt Vupt

A Prefeitura de Curitiba pagou ontem a primeira parcela do 13º salário aos 47,3 mil funcionários ativos e inativos.
De acordo com o prefeito Rafael Greca, o volume de recursos com metade do 13º soma R$ 129,8 milhões.      
Na região de Apucarana, algumas prefeituras também planejam liberar metade do 13º salário em julho.
Outras prefeituras, em sua maioria, estão se preparando para pagar o benefício integral em dezembro.