COLUNAS

min de leitura - #

Suplentes deixam a Câmara em Faxinal

Diagramação Tribuna

| Edição de 04 de março de 2024 | Atualizado em 04 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Suplentes deixam a Câmara em Faxinal

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Três suplentes de vereadores que vinham ocupando cadeiras na Câmara de Faxinal se despediram do Legislativo na última semana. São eles Adelaide Conceição Oscar Sadzinski (União Brasil), José Pinto de Oliveira (União Brasil) e Josinei Santos Ribeiro (MDB). Eles deixaram a Câmara devido ao retorno dos titulares Édi Willian Moreira dos Santos (União Brasil), Carlos Alberto de Sales, conhecido como Cantinho do Coração (MDB), e Marcelo Fabiano dos Santos, o Katarino (União Brasil). Os parlamentares estavam afastados do Legislativo porque ocupavam cargos de secretários na administração municipal e agora voltaram ao Legislativo, para o qual foram eleitos. O presidente da Câmara, vereador Suéder Martins de Souza (MDB), elogiou o empenho de todos os suplentes. (Na foto: José, Josinei e Adelaide).

Prestigiando os padres 

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), acompanhado de familiares, prestigiou no último sábado, no Santuário São José, sessão solene da Câmara de Vereadores para entrega do título de Cidadão Honorário de Apucarana aos padres Antônio Luiz de Oliveira e José Antônio Bertolin. Para o prefeito, a homenagem é histórica e faz parte desta caminhada dos 80 anos de Apucarana, na qual estão inseridos os Oblatos de São José. “Nesta noite, nós damos o muito obrigado a esses padres que muito contribuíram para o município e que agora são considerados filhos de Apucarana. Nós vos recebemos como nossos irmãos. Vocês são da nossa família, da família apucaranense”, disse o prefeito

Lanche na UPA

O vereador Marcos da Vila Reis (PSD) protocolou na Câmara de Apucarana, nesta segunda-feira, projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a fornecer lanche nos períodos da manhã, tarde e noite aos usuários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. A proposta foi lida em plenário na sessão ordinária desta segunda-feira e segue agora para parecer jurídico e análises das comissões. De acordo com o vereador, a fila de espera para atendimento é muito grande na UPA, com muitas pessoas permanecendo longo tempo naquele lugar aguardando uma consulta médica. Conforme assinala, muitos passam fome e não têm o que comer, agravando ainda mais o estado de saúde.

Janela partidária

Começa nesta quinta-feira (dia 7 de março) e prossegue até dia 5 de abril a chamada “janela partidária” em que atuais vereadores podem trocar de partido para concorrer a algum cargo eletivo no pleito deste ano, sem perder o mandato. Também vai até 5 de abril o prazo para interessados se filiarem a alguma legenda visando a disputa eleitoral de 6 de outubro. A janela partidária é aberta em ano eleitoral, sempre seis meses antes do pleito. Essa movimentação está prevista na Lei dos Partidos Políticos. A partir desta quinta-feira a movimentação política promete ser grande em todos os municípios da região. Dirigentes partidários correm contra o tempo para buscar lideranças.

Ziulkoski reeleito

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, foi reeleito nesta segunda-feira para mais um mandato de três anos. Sua chapa denominada Independente obteve 2.088 votos, enquanto a chapa CNM com Renovação, encabeçada pelo ex-presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Julvan Lacerda, somou 1.656 votos. O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), prefeito Edimar Santos (PRD), de Santa Cecília do Pavão, integra a chapa vencedora no cargo de secretário-geral. A posse da nova diretoria vai ocorrer durante a 21ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será de 20 a 23 de maio.