COLUNAS

min de leitura - #

Vice será candidata a prefeita em Mauá

Diagramação Tribuna

| Edição de 18 de março de 2024 | Atualizado em 18 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Vice será candidata a prefeita em Mauá

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Mauá da Serra, Hermes Wicthoff (PSD), que está no seu quarto mandato à frente da administração municipal, anunciou a atual vice-prefeita Tânia Cristina Macedo (PSD) como pré-candidata a prefeita do município nas eleições deste ano, dentro do seu grupo político. Tânia Macedo é filha do ex-prefeito Toninho Macedo, que comandou a prefeitura por dois mandatos. Além de vice-prefeita, Tânia Macedo dirigiu nesta gestão a Secretaria Municipal da Saúde, um dos setores que ela considera prioritário numa eventual gestão sua caso eleita. Nos próximos dias, o grupo político de Hermes Wicthoff deverá decidir o nome do pré-candidato a vice e a chapa de candidatos a vereadores. (Na foto: prefeito Hermes e vice Tânia).

Sessões extraordinárias 

O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Molina (PL), convocou duas sessões ordinárias para esta quinta-feira, a primeira com início às 14h30. Segundo ele, a convocação atende a um pedido do prefeito Junior da Femac (PSD), que encaminhou alguns projetos que precisam ser votados e aprovados com mais urgência. Entre eles, destaca-se o que trata da equiparação salarial de assistentes infantis, concessões de terrenos para empresas. Sobre a sessão ordinária desta segunda-feira, Molina considera que o encontro dos vereadores ocorreu sem qualquer problema, com o Legislativo aprovando matérias que interessam à comunidade como um todo.

“Bigatão” e “Marreco”

O ex-vereador João Antônio Ferreira de Castro (PP), o “Bigatão”, confirmou nesta segunda-feira sua pré-candidatura a prefeito de Cruzmaltina nas eleições deste ano, dentro de uma frente de oposição à administração municipal. Ele também confirmou uma dobradinha com o vereador Marcos Paulo Grégio (PSDB), o “Marreco”, como seu pré-candidato a vice. A intenção é buscar mais partidos aliados e lideranças para formar essa frente. Nascido em Cruzmaltina, mais especificamente no bairro rural Olho D’Água, na região do Distrito de Dinizópolis, “Bigatão” já foi secretário de Esportes e de Saúde na gestão da prefeita Luciana Bueno (PSDB).

Ministro com Ratinho Jr.

O governador Ratinho Junior (PSD) recebe nesta quarta-feira no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o ministro da Educação, Camilo Santana. O representante do governo Lula estará na capital paranaense para participar do lançamento regional do programa “Pé-de-Meia: a poupança do ensino médio”. A solenidade está marcada para as 9h30. O Pé-de-Meia é um programa do Ministério da Educação de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. O programa prevê o pagamento de incentivo mensal de R$ 200,00 que podem ser sacados em qualquer momento, mais depósitos de R$ 1 mil ao final de cada ano concluído.

Prefeitos atentos

A Confederação Nacional dos Municípios CNM) chama a atenção dos prefeitos para que fiquem atentos à votação de projetos nesta semana no Congresso Nacional que impactam diretamente os municípios. Um dos projetos, que tramita na CCJ do Senado, trata do parcelamento especial em 240 meses da dívida previdenciária, com prestação limitada a 1% da Receita Corrente Líquida (RCL). A matéria também estabelece novo regime especial para pagamento de precatórios e limite de 1% da RCL para pagamento. Já na Câmara tramita projeto de lei complementar que institui o Orçamento Impositivo.