COLUNAS

min de leitura - #

Voto dos presos

Da Redação

| Edição de 24 de setembro de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Nas eleições municipais deste ano, 5.973 presos provisórios e adolescentes infratores vão votar em 121 seções eleitorais que serão disponibilizadas em estabelecimentos prisionais e de cumprimento de medidas socioeducativas de 21 estados. Os presos provisórios e os adolescentes internados têm direito ao voto porque não tiveram os direitos políticos suspensos, ao contrário das pessoas que tiveram condenação definitiva, que são impedidas de votar. Apesar do direito garantido, o número de detentos que se inscreveram para votar neste ano representa uma parte pequena do total de presos provisórios do País. Em dezembro 2014, último dado disponível, havia 248,8 mil presos nessa condição no País, segundo dados do Ministério da Justiça. Também têm direito ao voto os adolescentes internados para cumprir medidas socioeducativas.

Rede Cegonha O prefeito Beto Preto (PSD) comemorou ontem o anúncio da inclusão do Providência Materno Infantil no Programa Rede Cegonha do Ministério da Saúde. A reivindicação foi apresentada há alguns meses pelo prefeito em Brasília e reforçada junto ao ministro Ricardo Barros. Os recursos começam chegar em outubro.

Cida Borghetti Depois do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), vir a Apucarana gravar depoimento em favor de Beto Preto, hoje será a vez da sua esposa, a vice-governadora Cida Borghetti (PP). Ela chega às 12h30 e vai direto para a produtora de Beto Preto onde, além de gravar depoimento, também concede entrevista coletiva à imprensa.

Voto consciente O Observatório Social de Apucarana (OSA) fará uma audiência pública na próxima terça-feira, às 19 horas, na sede do Sebrae, para prestação de contas de suas atividades do segundo quadrimestre. Na mesma oportunidade, a juíza Renata Bolzan Jauris, da 28ª Zona Eleitoral, fará palestra sobre “Voto Consciente”.

Absolvido O funcionário da Câmara de Apucarana, Júlio César Ravazzi Santos, foi absolvido na 2ª Vara Criminal de Apucarana da denúncia feita pelo Ministério Público de que teria participado do superfaturamento na compra de papel timbrado pelo Legislativo quando o vereador Alcides Ramos Júnior (DEM) foi presidente.

Servidor Júlio César Ravazzi Santos é servidor público municipal na Câmara de Vereadores de Apucarana há 28 anos, onde atua na área de assessoria técnica aos vereadores de modo geral e também nas comissões permanentes. Ele assinala que sempre procurou trabalhar de forma transparente e na defesa dos interesses do Legislativo.

Sumidos Em função da campanha eleitoral, que já chega à sua reta final, vereadores de Apucarana praticamente estão sumido dos gabinetes na Câmara nos últimos dias. Dos onze integrantes do Legislativo, nove estão disputando a reeleição e correm contra o tempo na busca de votos no pleito marcado para o dia 2 de outubro.

Cheiro de pobre I O ex-prefeito de Curitiba e líder na mais recente pesquisa Ibope, Rafael Greca (PMN), afirmou que vomitou “por sentir cheiro de pobre”. A declaração foi dada durante uma sabatina promovida na noite dessa quinta-feira pelo jornal “Bem Paraná” e pela PUC-PR. Greca é o principal adversário do atual prefeito Gustavo Fruet (PDT).

Cheiro de pobre II “Eu nunca cuidei dos pobres, eu não sou São Francisco de Assis. Até porque a primeira vez que tentei carregar um pobre e pôr dentro do meu carro, eu vomitei por causa do cheiro”, disse Greca, em trecho da sabatina ao responder a uma pergunta. Ontem, ele emitiu uma nota pedindo perdão pelo que disse.

Recesso branco Após a polêmica da tentativa de votação do projeto que poderia anistiar políticos e empresários envolvidos em esquemas de caixa dois, o Congresso Nacional entrou ontem em recesso branco. As votações no plenário e nas comissões da Câmara e do Senado só voltam em outubro, ou seja, depois das eleições.

Vetos Uma nova sessão do Congresso foi marcada para o próximo dia 4. A pauta inclui sete vetos presidenciais, três destaques à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2017, além de 12 projetos de lei. Na Câmara, os deputados devem analisar o projeto que acaba com a exclusividade da Petrobras de explorar o pré-sal. O Senado deve apreciar o projeto da reforma política.

Vapt Vupt

Secretários do governo Richa têm percorrido os municípios do interior para anunciar projetos aos municípios .
Aproveitando suas visitas aos municípios, os secretários gravam programas eleitorais para os candidatos.
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) espera prefeitos em Brasília, no próximo dia 5 de outubro.
A CMN está mobilizando prefeitos para um ato em defesa dos municípios na velha briga por mais recursos.