COTIDIANO

min de leitura - #

Vacinação contra covid-19 para público geral tem início na região

Da Redação

| Edição de 05 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Faxinal iniciou nesta sexta-feira a imunização da vacina contra Covid-19 na população em geral. A imunização é destinada inicialmente para pessoas com 59 e 58 anos e seguirá ordem decrescente. Outros municípios da região também anunciaram a vacinação do público em geral sem comorbidades que deve começar no início da próxima semana em Apucarana, Jandaia do Sul, Rio Bom e Ivaiporã. Já Arapongas deve abrir a imunização geral dentro de 10 dias. 
De acordo com o secretário municipal de saúde de Faxinal, Fernando Decarle de Campos, o município avançou para o novo grupo utilizando imunizantes remanescentes. “Tinhamos vacinas remanescentes de grupos com comorbidades, mas baixou a procura. Como vacinamos todas as pessoas entre os 18 e 59 anos com doenças associadas e não podemos deixar vacinas paradas na geladeira, decidimos avançar para o novo grupo”, assinala o secretário. Ele informa ainda que além do público em geral, o município também realiza a vacinação dos trabalhadores da educação com mais de 40 anos. 
Em Apucarana, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) tem expectativa de começar a vacinação geral com a primeira dose no início da próxima semana. De acordo com o vice-presidente da AMS, Emídio Bachiega, o município está finalizando a imunização de pessoas com duas ou várias doenças associadas e aguarda o recebimento de novas doses que devem chegar neste fim de semana à 16ª Regional de Saúde (RS) para iniciar a vacinação de pessoas com idades entre 55 a 59 anos. A estimativa do médico é que o município tenha 7.5 mil pessoas nesta faixa etária. “Acredito que com as vacinas que vamos receber vamos vacinar pessoas com 59 anos com tranquilidade”, assinala. 
Neste sábado (5), o município imuniza a última faixa etária das comorbidades, para as pessoas de 18 a 29 anos. A imunização segue para as gestantes de risco intermediário e alto e puérperas com a primeira dose da Pfizer.

JANDAIA DO SUL
Jandaia do Sul também deve começar a vacinação geral na próxima semana. Neste sábado a meta é concluir a imunização de pessoas com comorbidades entre 30 a 34 anos para que na segunda-feira comece a vacinação de 18 a 29 anos com doenças associadas. “Fechando esse grupo e tendo saldo de vacina, já começaremos a vacinação do público em geral semana que vem mesmo”, assinala a enfermeira. 
O secretário municipal de Saúde de Arapongas Moacir Paludeto acredita que a vacinação do público em geral comece dentro de dez dias. “Não tenho previsão exata ainda. Antes é preciso concluir os grupos das comorbidades e dos profissionais de educação. Após essas etapas vamos avançar para a vacinação geral”, assinala. 

A Secretaria Estadual da Saúde enviou nesta sexta-feira (04) as 360.250 doses de Covishield, produzidas pela parceria entre Fiocruz/AstraZeneca/Universidade de Oxford, que chegaram ao Estado na última quarta-feira (02). Também será enviada às Regionais de Saúde cerca de 190 mil unidades de medicamentos, entre bloqueadores neuromusculares, sedativos e analgésicos para intubação de pacientes internados em UTI na rede hospitalar Covid-19 no Paraná.
Essas doses também vão garantir o início da imunização dos grupos gerais. Na área da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã, por exemplo, são 4.055 doses. Do total, 945 são para vacinação primeira dose de pessoas fora dos grupos prioritários.
Na área da 16ª RS de Apucarana, foram encaminhadas 12.375 doses.