ESPORTES

min de leitura - #

Abertura dos Jogos Escolares lota o Ginásio Lagoão em Apucarana

Da Redação

| Edição de 22 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Até a próxima sexta-feira, dia 29, Apucarana é a capital estadual do esporte escolar. Mais de 6 mil pessoas de 134 municípios, entre atletas, dirigentes e técnicos, participam na cidade da fase final “A” dos 64º Jogos Escolares do Paraná (JEP’s). 

A abertura do evento ocorreu ontem à noite no Ginásio Lagoão, que ficou completamente lotado. O espírito olímpico tomou conta das arquibancadas durante o desfile das delegações e, principalmente, no juramento do atleta e no acendimento da pira. 

O prefeito anfitrião Beto Preto (PSD) declarou os Jogos Escolares abertos e destacou que a prática esportiva é uma importante ferramenta na educação e na formação da cidadania dos jovens. “Estamos orgulhosos de, mais uma vez, receber os Jogos Escolares do Paraná. Competições como essa são marcantes para os atletas, mas também para a cidade que sedia um evento desse porte. Sejam todos bem-vindos a Apucarana”, disse o prefeito. 

Os Jogos Escolares do Paraná são organizados pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (Seet), Núcleos Regionais de Educação (NREs) e Escritórios Regionais de Esporte, com apoio das prefeituras e entidades de administração do desporto do Estado.

A abertura do evento contou com a presença do ex-jogador de vôlei olímpico, Jorge Edson, campeão pela seleção de vôlei em Barcelona-1992, e o paratleta Edvaldo Pereira da Silva, de Cruzmaltina, que obteve a sétima melhor marca no arremesso de dardo na Rio-2016.

Outra atração que levantou o público foi o grupo “Ginasloucos”, de Dourados (MS), que apresentou um show de enterradas. Criado em 1995, os “Ginasloucos” unem basquete e ginástico acrobática. As arquibancadas viraram a cada jogada ensaiada na quadra do Lagoão. 

MODALIDADES 
Voltada a atletas de 15 a 17 anos de idade, a fase “A” dos Jogos Escolares tem disputas no atletismo, badminton, basquetebol, bocha adaptada, ciclismo, futsal, GR, Golf 7, handebol, lutas, judô, natação, skate, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Serão 33 locais de competição.