ESPORTES

min de leitura - #

Após queda de Jardine, São Paulo anuncia Cuca como novo técnico

Folha Press

| Edição de 14 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com a eliminação do São Paulo na Libertadores, na quarta-feira, para o Talleres (ARG), o técnico André Jardine foi mais um a entrar para a estatística de treinadores demitidos pela direção tricolor no passado recente.

Imagem ilustrativa da imagem Após queda de Jardine, São Paulo anuncia Cuca como novo técnico
Cuca no ano passado trabalhou no Santos | Foto: Arquivo/TN

No lugar de Jardine, que permanecerá no São Paulo, a diretoria anunciou Cuca como novo treinador. Por questões médicas, porém, ele não assumirá a equipe imediatamente. O time será comandado temporariamente por Vagner Mancini, coordenador técnico tricolor.

Essa será a segunda passagem de Cuca pelo Morumbi. Em 2004, ele comandou a equipe 51 vezes, com aproveitamento de 64%. Naquela temporada, o São Paulo foi eliminado na semi da Libertadores pelo Once Caldas e o técnico demitido dois meses depois por problemas com a diretoria.

Cuca estava sem clube desde o final do ano passado, quando deixou o Santos para cuidar de sua saúde. Um problema foi detectado depois de o treinador ter tido uma ameaça de infarto no jogo contra o Cruzeiro, em 23 de setembro, pelo Brasileiro.

O novo treinador são-paulino comandou o Santos em 26 partidas da última temporada. Foram dez vitórias, oito empates e oito derrotas. Um baixo aproveitamento de 48,72% dos pontos em disputa.

Antes de treinar o clube da Baixada Santista, Cuca teve duas passagens pelo Palmeiras. Na primeira delas, em 2016, levou o time alviverde ao fim de um jejum de 22 anos sem conquistar o Brasileiro. Ao término daquela temporada, alegou problemas familiares para não renovar contrato, mas retornou ao clube cinco meses depois, para assumir a vaga do então demitido Eduardo Baptista.

Desde que o clube do Morumbi conquistou seu último título, a Copa Sul-Americana de 2012, nenhum dos quatro grandes da capital paulista demitiu mais técnicos que a equipe tricolor, que irá para sua 11ª troca de comando -sem contar os trabalhos de interinos.

Campeão do torneio continental há seis anos, Ney Franco deu lugar a Paulo Autuori em 2013. Vieram em seguida Muricy Ramalho (2013-2015), Juan Carlos Osorio (2015), Doriva (2015), Edgardo Bauza (2016), Ricardo Gomes (2016), Rogério Ceni (2017), Dorival Júnior (2017-2018), Diego Aguirre (2018) e André Jardine (2018-2019).