ESPORTES

min de leitura - #

Aviões da FAB chegam à Colômbia para traslado de mortos em voo

Folha Press

| Edição de 02 de dezembro de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os três aviões Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) chegaram no final da tarde de ontem à base de Rionegro, na Colômbia, próximo à Medellín. As aeronaves farão o traslado dos mortos do Brasil no voo com a equipe da Chapecoense.

Às 16 h no local (19h, de Brasília) teve início o transporte de 50 vítimas fatais brasileiras. No mesmo horário devem decolar, em voos privados, para o Brasil os corpos dos 14 jornalistas que também estavam no voo para cobrir a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional.
O voo que transportava a delegação da Chapecoense para a Colômbia caiu na terça, matando 71 pessoas. A suspeita da causa do acidente é que a aeronave operada pela companhia LaMia ficou sem combustível.
"O que mais queremos agora é voltar para casa, levar para nossa casa os nossos amigos e irmãos, porque a espera é a pior coisa que existe", disse Roberto Di Marche, primo do dirigente Nilson Folle Júnior, que morreu.
O corpo de paraguaio Gustavo Encina, tripulante da aeronave, foi o primeiro a deixar a Colômbia na quinta, em um voo comercial da Avianca. Às 8h, horário local, (11h, de Brasília) decolou outro voo comercial da Avianca com o corpo do venezuelano Angél Lugo.
O processo do traslado dos restos mortais das vítimas foi mais rápido que o comum, já que governos de Brasil, Bolívia, Paraguai e Venezuela trabalharam conjuntamente para agilizar a documentação de repatriação dos corpos.

VELÓRIO - Os cadáveres dos 71 mortos foram preparados para a repatriação por quatro funerárias de Medellín durante quase dois dias. Chapecó se prepara para um grande velório na Arena Condá, previsto para este sábado pela manhã. O local tem capacidade para 19 mil espectadores. O clube vai instalar telões nas proximidades do estádio porque as autoridades calculam a presença de quase 100 mil pessoas no funeral.