ESPORTES

min de leitura - #

Conmebol denuncia Palmeiras, Peñarol e Felipe Melo por briga

Folha Press

| Edição de 29 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Conmebol instaurou processos disciplinares contra Palmeiras, Peñarol, Felipe Melo e três jogadores uruguaios (Mier, que recebeu soco de Melo; Nández; e Hernández) pela briga generalizada após partida da Libertadores na quarta-feira. A informação foi divulgada pela entidade em seu site.

Imagem ilustrativa da imagem Conmebol denuncia Palmeiras, Peñarol e Felipe Melo por briga
Palmeiras e Peñarol podem receber punição na Copa Libertadores da América | Foto: Folhapress

A Conmebol disse ter avaliado imagens do ocorrido para tomar a decisão. O brasileiro Caio Rocha, presidente do Tribunal Disciplinar da Conmebol, disse que agora as partes terão prazos específicos para elaborarem suas defesas e o tribunal, então, julgará o ocorrido. De acordo com ele, o processo todo deve durar entre 20 e 30 dias.
Com isso, as possíveis penas só serão definidas após a próxima rodada da Libertadores. Na próxima quarta, o Palmeiras enfrentará o Jorge Wilstermann. O time brasileiro tem interesse em acelerar o andamento do processo, já que está praticamente classificado para a próxima fase e, em caso de punições, gostaria de cumpri-las já na fase de grupos. O regulamento da Conmebol diz que "em casos de agressão coletiva ou tumulto em que não seja possível identificar os autores, o órgão disciplinar sancionará a associação ou o clube ao qual pertencem os agressores".
Nesse caso, as possíveis punições são radicais: jogar uma ou mais partidas de portões fechados, a proibição de jogar em determinado estádio, a cessão dos pontos da partida, entre outras.
Com base no histórico da entidade, é pouco provável que o Palmeiras seja punido. Por outro lado, a entidade está sob nova direção, o que implicaria em um entendimento mais rigoroso.
Já Felipe Melo pode ser enquadrado no artigo 10 do primeiro capítulo do "Regulamento Disciplinar", que prevê punição de no mínimo três partidas para comportamentos como "agredir jogadores ou quaisquer outras pessoas em campo".
Caso o tribunal disciplinar considere "grave" a agressão, a pena mínima subirá para cinco jogos.