ESPORTES

min de leitura - #

Futebol profissional de Apucarana vai tentar a sexta ascensão na história

Raul César dos Reis

| Edição de 04 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O futebol profissional de Apucarana vai tentar neste domingo à tarde no Estádio Municipal Olímpio Barreto o seu sexto acesso em competições promovidas pela Federação Paranaense de Futebol (FPF). Foram duas conquistas com o Apucarana Atlético Clube (AAC) e três com o Roma Esporte Apucarana.

O AAC foi campeão paranaense da Segunda Divisão em 1977 e em 1984, conseguindo acessos para o futebol de elite do Estado em 1978 e 1985. 

Em 1977, o Apucarana ganhou o título ao vencer o Tabu, em Clevelândia, por 1 a 0, com gol do atacante Marcos. Depois em 1984, numa Segunda Divisão que somente terminou em 1985, o AAC terminou em primeiro lugar ao empatar por um gol com o Umuarama no Estádio Lúcio Pepino. O gol da conquista foi marcado pelo centroavante Carlão quase no final do confronto.

O Roma Esporte conseguiu os acessos nas temporadas de 2001, 2002 e 2010. O primeiro acesso aconteceu em 2001, quando o clube da “Cidade Alta” terminou a Terceira Divisão do Campeonato Paranaense em quarto lugar. Naquele ano subiam os quatro melhores colocados. O Águia, de Mandaguari, foi o campeão, seguido pela Associação Atlética Arapongas.

Na temporada de 2002, o Roma foi o campeão do Torneio Extra da Divisão de Acesso, ao empatar por dois gols com o Matsubara, de Cambará, em Apucarana. Os tentos apucaranenses naquele duelo foram feitos pelo atacante Kazu e pelo meio-campista César Baiano.

Já em 2010, novamente em casa, o Roma conquistou o título da Segundona ao golear o Foz do Iguaçu por 4 a 0, com gols de Daniel Marques, Rogerinho, Warley e Paulo Sérgio.

O AAC fechou as portas em 1996 e o Roma encerrou as atividades de 2013.