ESPORTES

min de leitura - #

Prova 28 de Janeiro confirma os primeiros atletas internacionais

Raul César dos Reis

| Edição de 02 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A 57ª Prova Pedestre 28 de Janeiro, que acontece dia 26 em comemoração aos 75 anos de Apucarana, já tem diversos atletas de elite confirmados, entre eles, nomes internacionais. São atletas oriundos de países africanos como Quênia, Uganda e Tanzânia. A informação foi repassada ao vice-prefeito Júnior da Femac nesta quarta-feira pela secretária Municipal de Esportes e Juventude, Jossuela Pinheiro, durante reunião técnica realizada no gabinete municipal.

Imagem ilustrativa da imagem Prova 28 de Janeiro confirma os primeiros atletas internacionais
A paranaense Josiane da Silva Cardozo na vitória da Prova 28 de Janeiro em 2011 | Foto: Arquivo/TN

O momento também contou com a presença do secretário Municipal de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Júnior e do procurador-geral Paulo Sérgio Vital. Na oportunidade, Jossuela relatou que uma equipe do município esteve em São Paulo durante a 94ª Corrida Internacional de São Silvestre para divulgar a prova apucaranense, o que deve aumentar o número de atletas de elite na competição. 

“A prefeitura toda está empenhada para fazer mais uma vez um grande evento esportivo, tanto para os atletas, quanto para as milhares de pessoas de Apucarana e região que prestigiam a prova todos os anos”, assinalou o vice-prefeito Júnior da Femac, destacando a confirmação de competidores de outros países.

“Mais uma vez estamos registrando inscrição de atletas de renome internacional, que inclusive acabaram de correr aqui no Brasil na São Silvestre, o que abrilhanta ainda mais a nossa tradicional corrida em comemoração ao aniversário da cidade”, assinalou Júnior.

Entre os atletas internacionais confirmados para a prova principal de 10 quilômetros estão os da equipe Coquinho Fila/Bioleve. Do Quênia, vem para Apucarana Nicholas Kimeli Keter e Janet Cheruto Masai; de Uganda, Emily Chebet e, da Tanzânia, Pascal Mombo Sarwat. “Todos campeões de importantes corridas, meia-maratona e maratonas pelo mundo afora”, enaltece Jossuela. Na elite nacional, presença confirmada da tricampeã da Prova 28 de Janeiro (2011, 2014 e 2016), Josiane da Silva Cardozo.