ESPORTES

min de leitura - #

River Plate perde do Al Ain e adiciona mais um vexame de sul-americanos no Mundial

Folhapress

| Edição de 18 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O River Plate (ARG) é mais um clube sul-americano a não conseguir chegar à final do Mundial de Clubes da Fifa. Os argentinos foram derrotados ontem nos pênaltis para o Al Ain (EAU) após empatarem em 2 a 2 no tempo normal. Após cinco acertos dos árabes, Enzo Pérez perdeu a última cobrança do River, que decretou a eliminação da equipe do torneio.
Desde que a Fifa adotou o atual formato do Mundial (2005), com quartas de final e semifinal antes da decisão, os sul-americanos tiveram dificuldades de conseguir o acesso à final da competição.
O primeiro a parar nas semifinais, rodada na qual entram os times do continente, foi o Internacional, que perdeu para o Mazembe por 2 a 0, em 2010, e viu os congoleses fazerem o jogo decisivo contra a Inter de Milão (ITA), que se sagrou campeã.

Imagem ilustrativa da imagem River Plate perde do Al Ain e adiciona mais um vexame de sul-americanos no Mundial


Em 2013, o Atlético-MG foi eliminado na semi para o Raja Casablanca (MAR), anfitrião do torneio, com derrota por 3 a 1 para os marroquinos, que decidiram o Mundial diante do Bayern de Munique (ALE) e perderam.
Campeão da Libertadores em 2016, o Atlético Nacional (COL) foi o último a não conseguir classificação para a final do Mundial de Clubes. Os colombianos caíram para o Kashima Antlers (JAP), que decidiu o torneio naquele ano contra o Real Madrid (ESP).
A última vez que um sul-americano foi à decisão e ficou com o título ocorreu em 2012, quando o Corinthians superou o Chelsea (ING) em Tóquio para conquistar a taça. Desde então, os clubes da América do Sul foram três vezes à final e perderam todas.
Em 2014, o San Lorenzo caiu para o Real Madrid. No ano seguinte, o River Plate perdeu para o Barcelona de Lionel Messi, Suárez e Neymar. Em 2017, o Grêmio passou pela prorrogação na semifinal e foi à decisão, ficando com o vice-campeonato diante (mais uma vez) do Real Madrid.
O Al Ain agora aguarda seu adversário na final, que será decidido hoje justamente entre o Real e o Kashima, adversários há dois anos. A partida começa às 14h30 (horário de Brasília). A partida será dirigida pelo árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio.