OPINIÃO

min de leitura - #

A importância do Samu para a região de Ivaiporã

Da Redação

| Edição de 12 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Não há mais justificativas plausíveis para a não implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na área da 22ª Regional de Saúde (RS), de Ivaiporã. O atendimento deveria ter iniciado há seis anos, mas é sucessivamente adiado por falta de recursos dos municípios participantes ou outros problemas de última hora. 

O Samu garante um atendimento ágil em casos de urgência e emergência. Juntamente com o Corpo de Bombeiros (Siate), tornou-se referência em todo o país nesse tipo de socorro. É inaceitável que uma região tão ampla do Estado como esta ainda não seja coberta pelo serviço. 

As ambulâncias foram doadas pelo Ministério da Saúde em 2010. Em 2014, os prefeitos chegaram a anunciar a implantação do serviço, no entanto, a medida não foi adiante por conta do custo. No ano passado - inclusive como forma de baratear o investimento-, os municípios aderiram ao Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp). 

O serviço será composto por uma Central de Regulação em Umuarama e mais três bases descentralizadas localizadas nos municípios de Ivaiporã, São João do Ivaí e Manoel Ribas. Na região da 22ª RS, o Samu vai atender moradores de 14 municípios daquela região. 

No entanto, o atendimento deve demorar ainda, no mínimo, 90 dias para começar. Nesta semana, técnicos do consórcio visitaram as obras das bases. Apenas a de Ivaiporã está pronta, enquanto os imóveis de São João do Ivaí e Manoel Ribas estão na reta final de construção. 

Ainda precisam ser convocados 45 funcionários, entre médicos, enfermeiros e socorristas para trabalhar nas três bases da 22ª RS. 

A demora na implantação do Samu na região de Ivaiporã é inaceitável. Por pouco, as ambulâncias não precisaram ser devolvidas por conta do atraso. Seria um prejuízo enorme à população. 

Após a falta de compreensão inicial sobre o Samu, hoje o serviço é respeitado pelos moradores das cidades atendidas. O atendimento é ágil e realizado de forma eficaz na maioria das vezes. Por isso, o atraso na região de Ivaiporã representava um prejuízo imenso. É claro que os municípios tem cada vez mais dificuldades orçamentárias, mas esse é um investimento essencial, pois, certamente, o Samu ajudará a salvar muitas vidas quando for efetivamente instalado.