POLÍTICA

min de leitura - #

Apucarana recebe ambulândia para o Samu

Editoria de Política

| Edição de 16 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em solenidade realizada ontem no Palácio Iguaçu, o prefeito Beto Preto (PSD) recebeu do ministro da Saúde, Ricardo Barros, uma nova ambulância, de suporte avançado para o Samu de Apucarana. O veículo, avaliado em R$ 300 mil, chega para reforçar o atendimento médico de urgência na cidade.
“Fiquei feliz neste evento, principalmente porque o ministro Ricardo Barros fez uma avaliação muito positiva do Samu de Apucarana”, comentou Beto Preto, que foi chamado para representar os demais prefeitos, para assinar o documento de liberação dos veículos.
A ambulância chega para ampliar a frota do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 24 horas), que hoje conta com três veículos – dois de atendimento básico e um de suporte avançado. O novo veículo faz parte do processo de renovação da frota, implantado pelo Governo Federal.
Beto Preto lembrou que o Samu de Apucarana passou por um processo de avaliação no mês de junho e a estrutura existente foi aprovada, sendo considerada dentro dos padrões estabelecidos pelo Governo Federal. “O serviço é prestado por profissionais plenamente capacitados para atender as necessidades da população”, destacou.
A equipe permanente do Samu é composta por dois médicos, um técnico auxiliar de regulação médica, dois enfermeiros, um auxiliar de enfermagem, três motoristas e um rádio-operador. Em 2016, o Samu prestou 7.952 atendimentos em Apucarana, o que corresponde a uma média de 660 ocorrências ao mês.