CIDADES

min de leitura - #

Avenida Rio de Janeiro liberada neste sábado

Da Redação

| Edição de 04 de julho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A partir deste sábado, os motoristas ganharão uma opção facilitada para acessar o centro de Apucarana. Isso graças a alterações promovidas na Avenida Rio de Janeiro, que passará a ter mão dupla, possibilitando o tráfego nos dois sentidos. A medida atende especialmente quem estiver trafegando pela Avenida Minas Gerais e os moradores dos bairros localizados na região do Jardim América. 

De acordo com o prefeito Junior da Femac que esteve nesta sexta-feira (03) acompanhando os trabalhos de remodelação, a alteração facilitará o acesso no sentido bairro centro, fazendo a conexão com o viaduto do Jardim América. “O primeiro grande benefício é facilitar o acesso ao centro para os moradores da região dos jardins América, Ponta Grossa, Trabalhista, João Goulart, Tancredo Neves e bairros próximos. Toda essa população de cerca de 40 mil habitantes terá agora uma ligação direta com o centro”, assinala. 
A mudança também atenderá as pessoas que vêm de Curitiba para Apucarana. “Atualmente, o único ponto de conversão existente para o centro da cidade é através da Rua Padre Severino Cerutti. Mesmo assim, não é uma ligação direta, pois os motoristas precisam antes seguir para a Rua Nagib Daher, para depois acessarem a área central”, reitera Junior da Femac. 
O prefeito lembra que há cerca de 15 dias a Prefeitura construiu e liberou uma rotatória na Avenida Curitiba, em preparação às mudanças realizadas na Avenida Rio de Janeiro. 
Todo o projeto de interconectividadade deste sistema de trânsito foi elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan). “Acrescentamos mais um tempo semafórico que permitirá a conversão à esquerda na Avenida Minas Gerais, instalamos dois canteiros para separação das pistas e fizemos a sinalização horizontal e vertical. Também criamos um bolsão exclusivo para motos, que é um dispositivo que pela primeira vez estamos instalando em Apucarana e que dará maior segurança”, pontua Carlos Mendes, superintendente municipal de Trânsito, acrescentando que também foi feito o recuo da calçada para garantir a manutenção da área de estacionamento na via. 
Nos primeiros dias, agentes de trânsito ficarão no local para fazer a orientação dos motoristas