COLUNAS

min de leitura - #

Beto Preto: candidato ou não?

Editoria de Política

| Edição de 13 de janeiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Conforme determinam as regras para as eleições de 2018, quem ocupa cargo de prefeito e deseja ser candidato a deputado, o prazo de desincompatibilização é de seis meses. Desta forma, no caso de o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), decidir disputar a eleição para deputado federal, teria que renunciar ao cargo até o dia 7 de abril. E, se esta for a opção dele, o vice-prefeito Júnior da Femac (PDT) assumiria o cargo de prefeito em definitivo e cumpriria um mandato de dois anos e nove meses. Por enquanto, Beto Preto tem dito que irá discutir e amadurecer essa questão exaustivamente com seu grupo político e as mais variadas correntes do eleitorado local e regional. “No momento adequado vamos decidir qual a nossa posição nestas eleições”, reitera o prefeito, garantindo porém que, sendo ele ou não, o grupo político terá seu candidato a estadual ou a federal.

Estimulado Companheiros mais próximos de Beto Preto avaliam que ele não descarta a candidatura a deputado federal. E mais: revelam que o prefeito tem sido insistentemente estimulado a concorrer pelo seu partido, o PSD, que tem como liderança maior o pré-candidato a governador, Carlos Roberto Massa Júnior, o “Ratinho Junior”. 

Reconhecido Para caciques pedessistas do Paraná, o prefeito Beto Preto tem hoje seu trabalho reconhecido em âmbito estadual e seu nome é considerado forte no cenário político. Desta forma, sua candidatura a deputado, seja a federal ou estadual, vai depender da sua vontade própria, com aval dos partidos da base aliada que dá sustentação à sua administração.

Acelerado O prefeito Beto Preto começou o ano com muita disposição e num ritmo acelerado em Apucarana, autorizando novas obras e licitações, além de inaugurar várias outras que já estão concluídas, principalmente na área de educação e urbanização. O calendário de eventos antecede a festa dos 74 anos de emancipação política de Apucarana. 

Ano eleitoral A Câmara de Apucarana retoma as sessões ordinárias deste primeiro semestre no dia 5 de fevereiro. Como se trata de um ano eleitoral, os discursos dos vereadores tendem a abordar as eleições para presidente da República, governador, senadores e deputados federais e estaduais. São assuntos inevitáveis num parlamento que representa os anseios da cidade. 

Democracia Para o presidente da Câmara de Apucarana, vereador Mauro Bertoli (DEM), o Legislativo Municipal por si só é democrático, onde todos os vereadores podem expressar sua opinião. Ele observa, no entanto, que as discussões em plenário não podem pender para ataques pessoais a partidos ou candidatos. Ele estará atento para que isso não aconteça.
Cabos eleitorais Em todas as eleições para escolha de deputados, seja em Apucarana ou em todos municípios do Paraná e do País, vereadores sempre acabam sendo cabos eleitorais de determinado candidato, com postulantes tendo o compromisso de ajudar a cidade de uma forma ou de outra. Nos últimos meses, deputados e pré-candidatos estão percorrendo o Vale em busca de apoio.

Suspeita I A vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal, Deusdina dos Reis Pereira, é suspeita de negociar um investimento de R$ 200 milhões, a ser feito pelo banco, em troca de um cargo para ela própria na Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). Os dados constam de uma apuração interna, feita pela Caixa.

Suspeita II A apuração interna feita pela Caixa foi enviada ao Ministério Público Federal. Num e-mail enviado em 2015 ao então presidente da Cemig, Mauro Borges, Deusdina avisa: “Amanhã apreciaremos no Conselho Diretor uma operação de crédito para a empresa no valor de R$ 200 milhões. Continuo aguardando seu retorno quanto à minha indicação para o conselho”.

Contra Lula O grupo Vem Pra Rua organiza manifestações a favor da condenação e prisão do ex-presidente Lula. Intitulado “ato em defesa da justiça” e organizado em pelo menos 13 cidades, o evento está marcado para o dia 23 à tarde, véspera do julgamento do petista. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), de Porto Alegre, julgará o recurso de Lula no dia seguinte pela manhã.

Prisão Nessa semana, entretanto, o TRF-4 esclareceu, por meio de nota, que o ex-presidente Lula não será preso imediatamente caso seja condenado nesse julgamento. A prisão só poderá ser decretada após se esgotarem os recursos  na segunda instância. Manifestações de grupos pró e contra Lula são esperadas por todo o País.

Vapt Vupt

A partir desta segunda-feira, algumas prefeituras do Vale do Ivaí encerram o período de recesso.         
Desde meados de dezembro e início deste mês prefeituras concederam férias coletivas aos servidores.       
No entanto, funcionários dos setores de contabilidade e finanças trabalharam no fechamento das contas.     
No retorno das férias, a preocupação dos prefeitos é consertar as estradas rurais, danificadas pelas chuvas.