COLUNAS

min de leitura - #

Cerco ao ex-presidente Lula

Editoria de Política

| Edição de 21 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A pedido do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, o Banco do Brasil (BB) bloqueou ontem mais de R$ 9 milhões de planos de previdência em nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na quarta-feira, também por determinação do magistrado, o Banco Central bloqueou R$ 606,7 mil das contas do ex-presidente, além do confisco de imóveis e veículos. Nos dois casos, as medidas foram tomadas a pedido do Ministério Público Federal (MPF), para fins de reparação de danos à Petrobras no processo em que o petista foi condenado a nove anos e meio de prisão, em primeira instância, no caso do tríplex de Guarujá (SP). Em ofício enviado ao magistrado, o Banco do Brasil informou que foram bloqueados os saldos de dois planos de previdência.

Convite à Viapar O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Mauro Bertoli (DEM), enviou ontem convite ao diretor-presidente da Viapar, José Camilo Teixeira Carvalho, para participar de reunião no próximo dia 27, às 14h30, na Câmara. Em pauta a isenção das tarifas do pedágio Apucarana/Londrina e Apucarana/Maringá, que vem sendo reivindicada pelo Executivo e Legislativo.

Mobilização O vereador Lucas Leugi (Rede), que encampou proposta do prefeito Beto Preto (PSD), já está convidando segmentos de Apucarana para participarem desta reunião com o diretor da Viapar. Ele observa que anteontem teve uma reunião com vanzeiros e todos estão dispostos a lutar pela redução das tarifas de pedágio de Arapongas e Mandaguari, em benefício de Apucarana.

Sanepar I O vereador apucaranense Lucas Leugi confirmou para o dia 11 de agosto, na Câmara de Londrina, às 16 horas, audiência pública que discutirá a recente revisão tarifária da Sanepar, que alterou as faixas de consumo e valores das tarifas de saneamento básico em todo o Estado. O evento deverá reunir representantes de 80 Câmaras da região de Londrina e do Vale do Ivaí.

Sanepar II Lucas Leugi destaca que também serão convidados para esta audiência sobre tarifas da Sanepar, em Londrina, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Procon, Ministério Público e demais órgãos competentes. Após a realização da audiência pública, uma comissão deverá ser formada para representar toda população frente à diretoria da Sanepar. 

Água e luz A exemplo do que já foi estabelecido em Apucarana, a Câmara de Jandaia do Sul aprovou projeto de lei assinado por todos os vereadores que proíbe no âmbito do município o corte de água e energia elétrica de consumidores inadimplentes nos finais de semana e em vésperas de feriados.
Sancionada A lei que proíbe o corte no fornecimento de água e luz nos finais de semana e vésperas de feriados, em Jandaia do Sul, já foi sancionada pelo prefeito Benedito José Púpio (PSC), o Ditão Púpio. A medida está sendo comunicada às direções da Sanepar e Copel, respectivamente.

Graduação O secretário da Fazenda, Marcello Machado, deu um tempo nas finanças de Apucarana, para receber o diploma de mais uma graduação. A colação de grau no curso de Direito, pela Facnopar, aconteceu ontem. Ele já havia concluído os cursos de Administração de Empresas, Comércio Exterior e pós-graduação em Gestão de Negócios. 

“Braço direito” Marcello Machado tem sido o “braço direito” do prefeito Beto Preto, comandando e planejando as principais ações da gestão. O sucesso do mandato, com quase 90% dos votos válidos na reeleição, também é creditado à competência do secretário da Fazenda. Ele também preside o Partido Social Democrático (PSD) em Apucarana. 

Candidato O assessor da senadora Gleisi Hoffmann (PT), Arilson Chioratto (PT), que era de Maringá e agora reside em Apcarana, deve sair candidato a deputado estadual no pleito do ano que vem, formando dobradinha, inclusive, com a própria Gleisi, que será candidata a deputada federal.

Votação Arilson Chioratto já foi candidato a deputado estadual no pleito de 2014, tendo obtido em torno de 28 mil votos, porém concorrendo pela região de Maringá, onde tinha domicílio eleitoral. Agora fixado em Apucarana, onde está morando, ele deve ser o concorrente do PT local a estadual.

Vapt Vupt

Deputados estaduais estão aproveitando o recesso na Assembleia Legislativa para percorrer o interior.
Além de anunciar a liberação de recursos para os municípios, deputados reforçam as bases eleitorais.        
Morreu ontem Marco Aurélio Garcia, o ex-assessor para Assuntos Internacionais de Lula e Dilma.              
Marco Aurélio Garcia, 76 anos, foi um dos fundadores do PT e importante líder na execução da política externa.