COLUNAS

min de leitura - #

Congresso caro

Editoria de Política

| Edição de 16 de janeiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Salários, verbas extras para moradia, funcionários, aluguel de escritório, telefone, veículos, combustível, divulgação do mandato, passagens aéreas, entre outras coisas. Plano de saúde em condições vantajosas e até vitalício. Ajuda de custo equivalente a dois salários adicionais no início e no fim do mandato. Esses são alguns dos benefícios que fazem do Congresso Nacional um dos parlamentos mais caros do planeta. O Brasil ocupa a sexta colocação em salário de deputados em razão do Produto Interno Bruto (PIB) per capita. À frente, gastam mais com seus representantes algumas das nações mais pobres do planeta, como Nigéria, Gana e Quênia, que lideram o ranking da disparidade entre as despesas com parlamentares e a média da riqueza de sua população. O levantamento foi feito pelo jornal espanhol El País.

Apoio O prefeito Beto Preto (PSD) reiterou ontem o seu apreço ao chefe de gabinete da senadora Gleisi Hoffmann, Arilson Chiorato (PT), por todo o apoio que prestou à sua gestão em vários projetos de Apucarana. Segundo Beto Preto, são diversas as conquistas garantidas para Apucarana com a atuação de Arilson junto ao gabinete da senadora. 

Obras Beto Preto cita, entre as conquistas obtidas por Apucarana por intermédio de Arilson e Gleisi, obras de urbanização via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); o Centro de Iniciação Esportiva (CIE) no Jardim América; e o Residencial Solo Sagrado, com 500 casas. “O Arilson sempre esteve à nossa disposição para nos ajudar em Brasília”, ressaltou o prefeito.

Veículos O prefeito de Rio Branco do Ivaí, Gerôncio Carneiro Rosa (PTB), conseguiu nesta semana mais dois veículos para uso do setor de saúde. As aquisições foram feitas por intermédio dos programas VigiaSus e Apsus, conforme recursos liberados pelo governo do Estado. Segundo o prefeito, nos próximos dias também chega mais uma ambulância zero quilômetro.

Volta das férias Depois de quinze dias de férias, o prefeito de Cambira, Emerson Toledo (PROS), volta ao cargo entre hoje e amanhã. Durante o período, o Município foi comandado pela vice-prefeita Ana Lúcia de Oliveira (PROS). Nesta semana, aliás, Ana Lúcia recebeu anúncio do deputado federal Alfredo Kaeffer (PSL) da liberação de uma emenda de R$ 200 mil para a saúde.

Lidianópolis O deputado federal Diego Garcia (PHS) garantiu ao prefeito de Lidianópolis, Adauto Mandu (PHS), que já estão empenhadas pelo governo federal duas emendas no valor total de R$ 550 mil para o município. Recursos destinam-se às obras de modernização do estádio de futebol e construção de uma quadra poliesportiva na cidade.
Condenado O ex-prefeito de União da Vitória, município da região sul do Paraná, e agora deputado estadual Hussein Bakri (PSD) foi condenado por improbidade administrativa pela 1ª Vara Cível e da Fazenda Pública daquela comarca. A sentença foi proferida pela Justiça de primeira instância ainda no último domingo. O deputado nega irregularidades e disse que vai recorrer da sentença. 

Irregularidades Conforme a decisão da Comarca de União da Vitória, no mandato de prefeito entre 2001 e 2004, Hussein Bakri cedeu maquinários do município para serviço de terraplenagem para instalação de uma empresa do ramo de supermercados no distrito de São Cristóvão e também concedeu incentivos fiscais indevidamente. Pedidos de serviço e fotografias dos maquinários foram anexados como provas.

“Ladrões” I O senador Roberto Requião (MDB) afirmou, em vídeo postado no Facebook, que “dois terços” do Congresso Nacional é formado por “ladrões”, que são “comprados pelo governo” para aprovarem medidas impopulares contrárias ao interesse público. A afirmação foi feita como parte de uma crítica ao coordenador da força-tarefa da operação Lava Jato, procurador Deltan Dallagnol.

“Ladrões” II “Doutor Dallagnol é um homem de sorte. Ele sabe que existe mesmo no Congresso um bando de vigaristas, de ladrões do patrimônio público. Algo como dois terços do plenário, eu diria. Todos comprados pelo governo para fazer passar suas emendas e, no caso desse liberalismo econômico, leis infames que ofendem o interesse dos trabalhadores”, diz Requião. 

“Ladrões” III “Essa maioria permite ao promotor Dallagnol generalizar os insultos sem risco de tomar pela frente um processo criminal. Com isso ele pode ignorar, olimpicamente, a existência de centenas de políticos, milhares de políticos, que dedicaram a sua vida inteira à defesa do interesse público”, afirma Requião.

Vapt Vupt

Nos últimos dias, a maioria dos prefeitos do Vale tem recebido reclamações das estradas rurais.         
Em função das fortes chuvas de janeiro, muitas comunidades rurais estão isoladas por falta de estradas.       
A expectativa dos prefeitos é a de que as chuvas deem uma trégua para colocar as máquinas para trabalhar.         
Além do transporte escolar, vem aí a colheita da safra de verão que precisará de boas estradas.