COLUNAS

min de leitura - #

Congresso invadido

Editoria de Política

| Edição de 19 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Representantes de sindicatos do setor de segurança pública invadiram o Congresso Nacional ontem em protesto contra a reforma da Previdência. Vidros da chapelaria, principal entrada do Congresso, foram quebrados. O protesto começou na Esplanada dos Ministérios, onde foram colocados cruzes e caixões, que foram queimados. Depois, um grupo desceu para o Congresso e invadiu o local. Eles foram contidos pela Polícia Legislativa, que usou gás de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo. Não houve informações sobre feridos. Parte do grupo também subiu pela rampa do Congresso que dá acesso ao Salão Negro, espaço normalmente usado em eventos. Durante a invasão, cinco manifestantes foram detidos. Os representantes da categoria deixaram o local após a liberação dessas pessoas, mas continuaram no gramado em frente ao Congresso.

Pesquisa I Uma pesquisa sobre as eleições de 2018 estaria sendo realizada em Apucarana por um instituto. A pergunta é: se Beto Preto fosse candidato a deputado federal você votaria nele? Também pergunta se votaria em algum dos atuais vereadores para deputado federal ou estadual.

Pesquisa II Não se sabe quem encomendou esta pesquisa que estaria sendo realizada em Apucarana. Estaria Beto Preto, dependendo do resultado da pesquisa, propenso a deixar a Prefeitura para se candidatar a deputado federal? Teria algum vereador interessado em disputar as eleições parlamentares?

Missa em Sabáudia O ex-prefeito de Arapongas, padre Antônio José Beffa (sem partido), transferiu para a Paróquia Santa Terezinha, em Sabáudia, às 19h30 deste domingo, a missa que marcará seu retorno ao sacerdócio. A celebração, inicialmente, seria realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, em Arapongas.

Volta à Igreja Beffa, na verdade, já retomou suas atividades sacerdotais. Ele celebrou missas na Semana Santa e também na Páscoa na Comunidade Santa Edwiges, pertencente à Paróquia Cristo Profeta, em Apucarana. Ele foi liberado pelo bispo Dom Celso Antonio Marchiori após ficar quatro anos na Prefeitura de Arapongas.

Fora da política O ex-prefeito de Arapongas reafirmou ontem à coluna que abandonou a vida política. “Não quero nunca mais saber de política. Já fiz a minha parte”, disse Beffa. Por determinação do bispo, ele não poderá assumir por dois anos nenhuma paróquia em Arapongas. O padre, no entanto, ainda não sabe em qual cidade irá atuar. 
Sem quórum I O vereador Marquinhos da Vila Reis (PSD) reclamou na sessão da Câmara de Apucarana da não realização do segundo expediente nas últimas sessões por falta de quórum. É que, quando um vereador vai usar da palavra, não tem ninguém no plenário para ouvir seu discurso.

Sem quórum II Marquinhos da Vila Reis lembrou que o segundo expediente existe para que os vereadores possam expor e debater suas ideias. “Aqui é um parlamento, um lugar onde o debate acontece só uma vez por semana”, disse, considerando falta de respeito não ter ninguém no plenário.

Animais O vereador professor Edson da Costa Freitas (PPS) apresentou projeto de lei na Câmara de Apucarana, lido na sessão de anteontem, no sentido de socorrer os animais, principalmente cães, que ficam abandonados nas ruas sem nenhum atendimento.

Castração Pelo projeto do vereador Professor Edson, as pessoas poderiam colaborar com algum recurso para se proceder a castração dos animais soltos nas ruas e, com isso, evitar a multiplicação e a ocorrência de doenças na população canina. O projeto é subscrito por Gentil Pereira (PV).

Adiado O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) transferiu para o dia 3 de maio o julgamento do recurso do prefeito de Rio Bom, Ene Benedito Gonçalves (PDT), que estava marcado para ontem à tarde. O prefeito tenta reverter decisão de primeira instância que cassou seu mandato.

Vapt Vupt

Vereadores de Apucarana têm usado as sessões para elogiar o trabalho do prefeito Beto Preto.                  
Nesta nova Legislatura, muita gente tem prestigiado as sessões ordinárias da Câmara de Apucarana.        
Alguns prefeitos da região estão indo às câmaras de vereadores para prestar contas do trabalho.
Secretários municipais do Vale também estão realizando reuniões com populares sobre suas ações.