POLÍTICA

min de leitura - #

Encontro nacional reúne prefeitos em Brasília

Editoria de Política

| Edição de 23 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Evento promovido pela FNP debate projetos de desenvolvimento urbano
Começa nesta segunda-feira e se estende até o dia 28, em Brasília, o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). O evento, que será realizado no Estádio Mané Garrincha, reunirá prefeitos de todo o País, além de pesquisadores, ministros, secretários municipais e estaduais, parlamentares, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras. A última edição do evento reuniu mais de nove mil pessoas e representantes de 1.507 municípios.

Imagem ilustrativa da imagem Encontro nacional reúne prefeitos em Brasília


Promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o encontro tem como tema neste ano “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”. De acordo com o presidente da FNP, ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), este é o maior evento sobre sustentabilidade urbana do Brasil, contando com o apoio de 200 instituições, entre elas, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), a Cooperação Alemã e o WWF-Brasil.
Lacerda, que está deixando a presidência da FNP, explica durante o IV EMDS, que é um evento bienal, serão realizadas atividades voltadas para a promoção do diálogo com a próxima geração de prefeitas e prefeitos. A FNP irá apresentar os seguintes projetos: Apoio ao Desenvolvimento de Projetos de Modernização da Administração Tributária (PMAT) com foco no g100; Tópicos em Parcerias Público-Privadas; Capacitação em Instrumentos de Transparência e Dados Fiscais; Apoio ao Desenvolvimento de Projetos de Ruas Completas; Qualificação da Rede Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente e Modernização da Gestão da Rede Pública de Educação Municipal.
No mês passado, Apucarana sediou uma das reuniões regionais preparatórias a este evento, com a participação de prefeitos de todo o Estado. O encontro foi coordenado pelo prefeito Beto Preto (PSD), que é vice-presidente da FNP para o Paraná.