CIDADES

min de leitura - #

Hemonúcleo amplia horário de atendimento

Vanuza Borges

| Edição de 05 de dezembro de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O vigilante Emanuel Gomes da Cruz, 28 anos, decidiu ontem cumprir um desejo antigo: doar sangue. O procedimento inteiro durou cerca de 40 minutos entre o cadastro, triagem e coleta. “Decidi vir porque sempre tem pessoas precisando de sangue. Já faz tempo que eu queria ser um doador, mas só agora deu certo”, diz. Atrair novos doadores e manter os atuais ativos. Este é o objetivo do Hemonúcleo de Apucarana, que vai atender em horário especial neste mês. “Em dezembro, as doações caem cerca de 30%, mas precisamos manter estável o nível dos estoques de sangue”, reforça a assistente social do setor de captação de doadores, Liana Lopes Bassi.

Imagem ilustrativa da imagem Hemonúcleo amplia horário de atendimento

Liana observa que para manter o nível estável dos estoques de sangue, que atende aos 17 municípios da 16ª Regional de Saúde (RS), é preciso 30 doadores por dia. “As doações costumam diminuir, mas precisamos enfatizar a importância da regularidade, porque a demanda continua e os componentes do sangue têm prazo de validade”, frisa. As plaquetas duram cinco dias, as hemácias (glóbulos vermelhos), 42 dias e o plasma, em média, um ano.
A assistente social comenta que, com o atendimento também dos hospitais de Arapongas como Santa Casa e o Honpar-João de Freitas, a necessidade de manter os níveis dos estoques é ainda maior. “Nós estamos coletando uma vez por mês em Arapongas, mas a intenção é fazer a coleta toda semana a partir do próximo ano”, diz. Arapongas antes era atendida por Londrina.
Em Apucarana, Liana comenta que o horário de atendimento será ampliado. “Vamos atender três vezes por semana no período da manhã. No próximo ano, se conseguirmos ampliar o quadro de funcionários, vamos continuar atendendo de manhã. Na próxima semana, vamos lançar uma campanha com foco nas redes sociais e aplicativos, para nos explicar a importância de ser um doador, uma vez que não tem um substituto para o sangue humano ”, sublinha. O atendimento pelo manhã será ofertado às segundas, quartas e sextas-feiras.
O coletor Gilson Costa, 36, é doador de sangue há cinco anos. “Venho sempre com o intuito de ajudar alguém”, revela. Para doar sangue deve ter entre 16 a 69 anos - os menores de idade devem estar acompanhados dos pais – pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e portar um documento oficial com foto. (Vanuza Borges)