COLUNAS

min de leitura - #

Líder em propinas

Editoria de Política

| Edição de 13 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Pela primeira vez o Brasil está liderando o ranking feito por um site americano como o país mais citado por empresas investigadas sob suspeita de pagar propina nos Estados Unidos. A lista foi feita pelo site americano anticorrupção FCPA (Foreign Corruptions Practices Act), com dados do Ministério da Justiça local. O Brasil foi citado 19 vezes como o país em que empresas que operam legalmente pagaram propina. O número de menções ao Brasil praticamente dobrou desde 2015, quando apareceu dez vezes. A China é a segunda colocada na lista, com 17 menções. Iraque aparece em terceiro. Angola, Nigéria, África do Sul e Síria também aparecem no levantamento. Este é o terceiro ano que o ranking é feito nos Estados Unidos. Nos dois primeiros anos (2015 e 2016) a China liderava, o Brasil aparecia em segundo lugar e a Rússia em terceiro.

Setor rural O Sindicato Rural Patronal de Apucarana, juntamente com dirigentes de cooperativas agrícolas, agendou um encontro para a próxima segunda-feira (dia 16), às 9 horas, com todos os vereadores eleitos e reeleitos. O objetivo é discutir com os eleitos as demandas do setor rural do município e levantar propostas

Retorno à saúde A vereadora Márcia Regina da Silva de Sousa (PSD), que durante quatro anos foi secretária municipal de Assistência Social de Apucarana, retomou sua função como funcionária efetiva há vinte anos da Autarquia Municipal de Saúde. Ela é servidora da área administrativa da UPA com carga de seis horas diárias.

Sem problema Antes de reassumir o cago administrativo na UPA, a vereadora Márcia Sousa diz que primeiro procurou saber junto à Câmara se não haveria impedimento legal de ser servidora e vereadora ao mesmo tempo, recebendo a informação de que não há problema algum, desde que haja compatibilidade de trabalho.

Lendo e relendo Nesses dias de recesso, Márcia Sousa diz que está lendo e relendo o Regimento Interno da Câmara, a Lei Orgânica do Município, bem como o Plano Diretor de Apucarana para que possa iniciar os trabalhos legislativos em fevereiro tendo um conhecimento básico dessas leis que ordenam os trabalhos da Câmara Municipal

Solidariedade O vereador Lucas Leugi (Rede) emitiu ontem nota de solidariedade e de aplausos às equipes do Corpo de Bombeiros, do Samu, da Guarda Municipal e da empresa Bucci (de caminhões de água) pelo bom trabalho de combate ao incêndio na Caixa Econômica de Apucarana. Lucas acompanhou tudo até às 2 da madrugada.
Ajuda de todos Novos prefeitos do Vale do Ivaí que assumiram em janeiro deste ano pretendem contar com apoio de todos os deputados estaduais e federais, bem como senadores que tiveram votos em seus municípios para viabilizar recursos. Este tem sido o discurso de todos na posse e neste início de mandato.

Transparência O governo federal, através do Ministério da Transparência, vai realizar no dia 6 de fevereiro o Encontro Município Transparente, visando dar informações aos prefeitos sobre licitações, contratos, Lei de Responsabilidade Social e outras situações de governo. Evento acontece simultaneamente em 26 Captais.

Presídios Na volta aos trabalhos após fim do recesso, a partir de fevereiro, senadores prometem intensificar as discussões sobre a situação de calamidade existente hoje no sistema prisional do País. Uma comissão deverá ser criada para análise do tema e elaboração de propostas para minimizar este problema crônico.

Restos a pagar I Governo federal diz que reduziu estoque de restos a pagar (despesas de exercícios anteriores que não foram quitadas) de R$ 185,7 bilhões, no início de 2016, para R$ 148,2 bilhões neste ano. Principais reduções foram em assistência social (menos 47,3%), comércio e serviços (46,3%) e Previdência Social (queda de 41,5%).

Restos a pagar II Com a redução, o estoque de restos a pagar do governo federal atualmente representa 6,6% do Orçamento total para este  ano, voltando ao nível de 2008, segundo o Ministério da Fazenda. Em 2015, o percentual foi de 8,5%, e em 2014, de acordo com os dados do governo de Michel Temer, chegou a 13,4%.

Vapt Vupt

Vários prefeitos do Vale prestigiaram a posse de Durval Amaral na presidência do Tribunal de Contas.               
A prefeita de Cruzmaltina, Luciana Bueno (PSDB), esteve na posse de Amaral e visitou órgãos do Estado.                      
Vereadores novatos de Apucarana já se preparam para a primeira sessão ordinária da Câmara.            
O recesso na Câmara de Apucarana vai até dia 31 de janeiro com a primeira sessão no dia 6 de fevereiro.