COLUNAS

min de leitura - #

Ótimas parcerias

Editoria de Política

| Edição de 21 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Wladimir Roberto dos Santos, anunciou durante o evento de assinatura do contrato do “Avançar Cidades”, que a CEF tem celebrado ótimas parcerias com Apucarana. “Nossa regional cobre 73 municípios e esse é o primeiro contrato que liberamos deste programa do Governo Federal”, destacou Santos ao prefeito Junior da Femac (PDT) e demais presentes na Prefeitura. O dirigente da Caixa ainda fez questão de enaltecer a trajetória e competência do ex-prefeito Beto Preto (PSD). “Não foi por acaso que ele foi convocado a compor o secretariado do governador Ratinho Junior”, frisou Wladimir dos Santos, que também elogiou a continuidade dos projetos e o ritmo acelerado do sucessor de Beto Preto, o atual prefeito Junior da Femac.

Agradecimento Na mesma solenidade, o prefeito Junior da Femac fez um agradecimento especial ao deputado federal Sérgio Souza (MDB). “Ele foi o articulador e principal responsável pela liberação do Avançar Cidades para Apucarana. São R$ 4 milhões para viabilizar três importantes obras de mobilidade urbana e, em nome dos apucaranenses, temos que manifestar nossa gratidão ao Sérgio Souza”, afirmou o prefeito. 

Otimismo Ao participar ontem do lançamento de mais duas importantes obras de infraestrutura urbana, o presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Molina (Rede), enalteceu a gestão do ex-prefeito Beto Preto e do atual Junior da Femac. “Apucarana tem um ambiente diferente, onde as obras não param, existem transparência e planejamento, por isso estamos aprovando os projetos e contribuindo”, justificou Molina.

Nota de pesar O prefeito Junior da Femac emitiu ontem nota de pesar pelo falecimento do pioneiro Hiroshi Fukumoto, aos 88 anos. Ele destacou que Fukumoto se notabilizou na área ambiental, cuidando por cerca de 70 anos da nascente do Rio Pirapó. “O Sr. Fukumoto deu uma inestimável contribuição ao meio ambiente. Sua dedicação à nascente do Pirapó virou notícia estadual, e por isso tudo sempre mereceu nosso respeito”, comentou.

Auditorias Uma equipe de dez servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) realiza nesta semana auditorias em quinze municípios para conferir a veracidade das informações prestadas ao órgão sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de 2018. Da região, estão sendo inspecionados os municípios de Arapuã, Ariranha do Ivaí e Godoy Moreira.

Bolsonaro no Paraná O presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) virá ao Paraná novamente nesta semana. Ele vem para a inauguração da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, localizada em Capanema, no Sudoeste do Estado, na próxima quinta-feira. O evento terá início às 14 horas, com as presenças do presidente Jair Bolsonaro e do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Investimento A Usina Baixo Iguaçu está instalada no trecho final do rio Iguaçu, entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques e recebeu R$ 2,4 bilhões em investimentos. Com 350 megawatts (MW) de potência instalada, essa hidrelétrica pode produzir energia suficiente para atender mais de um milhão de pessoas. A Copel detém 30% de participação na Usina Baixo Iguaçu.

Última visita Bolsonaro esteve em Curitiba, no dia 10 de maio, com o ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro para a cerimônia de assinatura do contrato de cooperação técnica com o governo federal para o funcionamento do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sul (CIISP-Sul). Na ocasião, enfrentou protestos por causa do corte de verbas para universidades federais. 

Apaixonado I Preso desde abril do ano passado em Curitiba, o ex-presidente Lula (PT) está apaixonado e pretende se casar. A revelação foi feita pelo ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser Pereira em um texto publicado em seu perfil no Facebook. Lula está namorando a socióloga paulista Rosângela Silva, que trabalha no escritório da estatal Itaipu Binacional em Curitiba 

Apaixonado II Rosângela Silva visita o ex-presidente com frequência na superintendência da Polícia Federal, em Curitiba onde o ex-presidente Lula cumpre pena. Ela tem cerca de 40 anos, conhece o ex-presidente há mais de dez anos, segundo dirigentes do Partido dos Trabalhadores, e se aproximou de Lula durante a caravana do petista pela região Sul do País antes de ser preso.

Vapt Vupt

A Justiça Eleitoral divulga nesta sexta-feira a lista de títulos cancelados dos que faltaram às três últimas eleições.
Eleitores que tiverem títulos cancelados terão de pagar multa, além de estarem sujeitos a uma série de punições.
Enquanto isso, continua em algumas comarcas do Vale do Ivaí o recadastramento biométrico dos eleitores.    
Quem não fizer o recadastramento biométrico dentro do prazo estabelecido também deverá ter o título cancelado.