ESPECIAIS

min de leitura - #

Pequenas sim, mas muito charmosas

Da redação

| Edição de 20 de janeiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quem mora em apartamento não tem como desfrutar de um jardim espaçoso, mas pode e deve investir em uma decoração bonita para a varanda. Afinal de contas, por menor que seja, ela é o único cantinho da casa a proporcionar uma interação com o mundo lá fora. Às vezes, por conta da metragem pequena, muita gente desiste desse espaço, o que é um erro muito grande em se tratando de decoração e bem estar.

Imagem ilustrativa da imagem Pequenas sim, mas muito charmosas

Uma pequena varanda pode escolher por dois caminhos: ser adornada com plantas e se tornar um ponto visual interessante ou ser planejada para ser aproveitada, com mobiliário compatível. Melhor, dá até para unir as duas coisas.
A metragem pequena, inclusive, pode ser considerada uma vantagem em termos de custo. Fechar com vidro uma pequena varanda e, com isso, tornar o espaço mais integrado com a sala é muito mais viável economicamente  em áreas menores. 
Aplicar uma pintura diferenciada nas paredes e até mandar fazer móveis planejados também fica mais em conta em se tratando de metragens menores.
Para dar uma melhorada na sua varanda, plantas são fundamentais. Elas têm o poder de trazer um pouco da natureza para dentro de casa e mudam completamente o visual do local. A escolha da planta ideal, entretanto, deve seguir o padrão de luminosidade de cada espaço. Uma planta maior ou vários pequenos vasos são uma boa opção. 
Invista em cachepôs interessantes e em vasos bonitos que boa parte do trabalho de decoração já está feita. Em espaços pequenos, jardins verticais também sempre são uma boa opção. Alternar vasos da área interna e externa ajudam a tornar o espaço mais dinâmico ao longo do ano.
Para tornar o espaço mais convidativo um bom tapete - principalmente se o espaço for fechado por vidro - é uma boa opção. Outra alternativa que vem sendo muito usada é aplicar deques de madeira removíveis e pedras ornamentais. 
Poltronas, sofás, almofadas e pequenas mesas ajudam a tornar o espaço mais amigável e aconchegante para um café de fim de tarde ou mesmo como espaço de leitura. Avalia a possibilidade e necessidade de instalar cortinas, caso o local seja fechado e a luminosidade atrapalhe o uso do espaço.
A mesma ideia em relação às plantas cabe bem em relação a móveis. Uma mesa de bar com rodinhas que transite entre a sala e a varanda pode ser a mesa de apoio ideal para esse espaço.