COLUNAS

min de leitura - #

Respeito do funcionalismo

Editoria de Política

| Edição de 23 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Nos mandatos anteriores ao do ex-prefeito Beto Preto (PSD), os servidores públicos municipais de Apucarana precisavam ingressar na justiça para garantir seu direito de avanço funcional. Mesmo sendo esse um direito assegurado do funcionário. “Nenhum servidor municipal de Apucarana recebeu avanço funcional entre os anos de 2001 e 2012, e isso gerou um significativo passivo trabalhista, gerando centenas de precatórios”, explica o prefeito Júnior da Femac (PDT). Ontem, ao lado do secretário de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Junior, o prefeito Junior da Femac assinou portarias autorizando o avanço funcional para 1.150 servidores. “O resgate dos direitos dos servidores começou em 2013 com o ex-prefeito Beto Preto e agora continua sendo respeitado em nossa gestão”, anuncia Junior. 

Visto do Arilson Um pedido de vista do deputado apucaranense Arilson Chiorato (PT) adiou para a próxima segunda-feira (27) a votação na Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) do parecer favorável do deputado Tiago Amaral (PSB) sobre o projeto de lei do Poder Executivo que trata da reforma administrativa no governo do Estado.

Urgência Como o projeto que trata da reforma administrativa tramita em regime de urgência, o presidente da Comissão de Finanças, deputado Nelson Justus (DEM), convocou uma nova sessão para a próxima segunda-feira, às 13h30. O governo do Estado argumenta que a matéria visa garantir a manutenção do equilíbrio da execução orçamentária, financeira e contábil durante o exercício financeiro de 2019.

Democratas O partido Democratas do Paraná realiza neste sábado (25) a sua convenção para eleger a nova executiva da legenda no Estado. O encontro acontece em Curitiba, na Sociedade Thalia, das 11 às 14 horas. Para este evento centenas de filiados são esperados de todas as regiões do Paraná. Atualmente, a legenda é presidida pelo deputado federal Pedro Lupion.

Nova rodovia O prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda (PSC), está entusiasmado com a possibilidade de pavimentação asfáltica da estrada que liga Rosário do Ivaí a Imbaú, passando pelos distritos de Vila União (Água Amarela), Campineiro do Sul e Boa Vista da Santa Cruz, numa extensão de 68 km. Nesta semana, técnicos do Instituto de Terras e Cartografia estiveram em Rosário do Ivaí mapeando toda a área.

Importância Para o prefeito Ilton Kuroda, a pavimentação da estrada Rosário do Ivaí-Imbaú pela PR-082, é de grande importância para o município, porque vai encurtar a distância entre o município e Curitiba, além de proporcionar desenvolvimento para toda aquela região cortada pela rodovia. Esta obra foi solicitada pelo próprio Kuroda ao governador Ratinho Junior e deverá ser executada.

Doação A Câmara Municipal de Mandaguari doará R$500 mil para a pavimentação e implantação de galerias do bairro Jardim Cristina. O dinheiro será retirado da economia semestral do Poder Legislativo e entregue à administração municipal para obras nas ruas Sebastião Alves Ferreira, Adelino Favoreto, Maria das Dores Mendes Campos e José Seyer.

Melhorias O comprometimento dos vereadores de Mandaguari com o Jardim Cristina se justifica pela necessidade de melhorias na infraestrutura local, uma demanda de 30 anos dos moradores, explica o presidente Hudson Guimarães (Cidadania). Segundo ele, o incentivo financeiro é possível graças à economia realizada mensalmente nos trabalhos internos da Câmara – que poupou R$400 mil no primeiro quadrimestre de 2019.

Reformas O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) afirmou ontem que, ao contrário do que alguns alegam, o Congresso Nacional está fazendo a sua parte para desatar nós e impulsionar o desenvolvimento do Brasil. De acordo com ele, avançam na Câmara dos Deputados as reformas da Previdência e Tributária, bem como outros projetos de combate à criminalidade e à corrupção.

Aprovação “Aqui na Câmara dos Deputados estamos trabalhando para a aprovação das reformas que o País precisa. Na CCJ a reforma tributária avança e os debates da Previdência estão adiantados na comissão especial. É hora de desatar os nós para impulsionar o desenvolvimento do Brasil. Estamos cumprindo com aquilo que é o nosso papel”, disse Rubens Bueno, para quem, medidas complexas como essas exigem amplo debate.

Vapt Vupt

A maioria dos prefeitos do Vale está fazendo ajustes administrativos com vistas a enxugar a máquina pública.   
O corte de gastos que o governo federal vem promovendo em diversos setores preocupa as prefeituras.       
Alguns prefeitos da região estão “tocando” a administração municipal “com um pé na frente e outro atrás”.       
Outra preocupação dos prefeitos é quanto aos repasses do FPM, que devem cair no segundo semestre.