COLUNAS

min de leitura - #

Reunião com a bancada

Editoria de Política

| Edição de 22 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador Ratinho Junior (PSD) se reuniu ontem com a bancada federal do Paraná em Brasília. Os três senadores e deputados federais participaram da reunião que aconteceu logo após o Paraná Day, evento organizado pelo governo do Estado para apresentar oportunidades de negócios a diplomatas e empresários. “Há muitos anos a sociedade queria essa união em torno de uma agenda positiva para o Paraná. É uma conquista de todos. O empresário olha o ambiente político antes de fazer os seus investimentos. Essa segurança jurídica o Estado consegue apresentar”, afirmou Ratinho Junior durante o almoço. O governador reforçou a necessidade de manter uma boa interlocução com o governo federal para a obtenção de recursos para o Estado. Ele também destacou a importância da aprovação da reforma da Previdência para a retomada da economia.

Projeto Muralha Aproveitando viagem a Brasília, onde foram participar do Paraná Day, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC) e o vereador Miguel Messias (PSL) terão audiência hoje, às 14 horas, com o ministro da Justiça, Sérgio Moro. Acompanhados do deputado federal Pedro Lupion (DEM), eles vão pedir recursos para o Projeto Muralha, que executa ações de segurança pública em Arapongas.

Vítima de fake news O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) diz que vem sofrendo ataques de fake news nas redes sociais. Segundo ele, informações falsas afirmam que ele votou contra o fim da aposentadoria para ex-governadores do Paraná. Arilson diz que votou sim ao projeto e garante que vai tomar as medidas cabíveis contra as fake news “Já acionamos a justiça e tanto os autores, quanto quem está divulgando essas mentiras deverão responder por isso”, afirma.

Calçadas A vereadora Márcia Regina de Sousa (PSD) apresentou requerimento na Câmara de Apucarana, tendo sido aprovado por unanimidade, pedindo informações à Prefeitura sobre os critérios de utilização de calçadas por bares, lanchonetes e similares na área central da cidade. Ela diz ter recebido reclamações principalmente de deficientes visuais, que têm dificuldades em circular nesses locais.

Bebê Sacudido I A Câmara de Apucarana aprovou na sessão de segunda-feira, em primeira votação, projeto de autoria do vereador Gentil Pereira (PV), que institui a Semana de Conscientização da Síndrome do Bebê Sacudido – Trauma Craniano Violento. O vereador exibiu um vídeo com explicações sobre o trauma mostrando as consequências negativas para o bebê.

Bebê sacudido II A conscientização sobre a Síndrome do Bebê Sacudido será realizada, anualmente, em Apucarana, na segunda semana de maio. O projeto alerta sobre os perigos de sacudir o bebê, quais as consequências e lesões que podem ocorrer, causando sangramentos de pequenos vasos sanguíneos no interior do cérebro, podendo causar cegueira, convulsões, lesões cerebrais e dificuldades de aprendizado, entre outras sequelas. 

Adiada A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa adiou por duas semanas a votação sobre a admissibilidade da PEC do “Orçamento Impositivo”. O adiamento foi decidido como forma de negociar o texto com o governo. Pela PEC, o governo fica obrigado a executar as emendas dos parlamentares ao Orçamento do Estado no nível de até 1,2% da receita corrente líquida. Atualmente, a destinação dos recursos é facultativa. 

Votação acertada I O governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) praticamente acertou com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a votação nesta quarta-feira da medida provisória 870, que reestrutura a Esplanada dos Ministérios, mas sem a criação das pastas das Cidades e da Integração Nacional.

Votação acertada II Mais três pontos devem ir a plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta: a retirada do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça, a transferência da demarcação de terras indígenas do Ministério da Agricultura para Funai e a limitação dos poderes de auditores fiscais em investigar casos de corrupção.

Rompido O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, rompeu relações com o líder do governo, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO). Maia disse ontem que o deputado não merece respeito depois de ter divulgado uma charge na qual uma pessoa aparece chegando ao Congresso com um saco de dinheiro na cabeça com a inscrição “diálogo”. Maia deixou de receber Vitor Hugo nas reuniões na residência oficial.

Vapt Vupt

Manter os atendimentos básicos e de média complexidade de saúde tem sido um dilema para as prefeituras.        
Para minimizar a situação, o governo federal está implantando o programa Saúde na Hora em 400 cidades.
O Saúde na Hora vai beneficiar cidades de médio porte com custeio das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Em muitas cidades de médio e grande portes do País, o atendimento de saúde à população é bastante precário.