CIDADES

min de leitura - #

Sérgio Onofre apresenta projeto a Moro

Da Redação

| Edição de 23 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), entregou ontem ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, cópia do Projeto Muralha, que consiste em um sistema de câmeras com tecnologia de reconhecimento de placas veiculares.

Na audiência, da qual também participou o deputado federal Pedro Lupion (DEM), Sérgio Onofre explicou ao ministro que o projeto compreende a aquisição de Sistema de Captação e Transmissão de Imagens em Vias Públicas como solução em Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR). “Na prática, o projeto visa o reconhecimento de veículos vindos da tríplice fronteira Argentina, Paraguai e Brasil, considerando que a região serve de rota terrestre para tráfego de drogas e armamento, vindo a abastecer principalmente os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais”, frisou Sérgio Onofre.  
O trabalho, segundo o prefeito, será realizado através de sistema de câmeras de identificação de placas veiculares que transitam na Região Metropolitana de Londrina e igualmente veículos regionais com indicativos/procedente de atos investigativos ou de furto/roubo. O objetivo é ampliar o combate à criminalidade nos municípios que integram a Associação dos Município do Médio Paranapanema (Amepar) e/ou o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina (Cismel), presididos por Onofre. 
“O ministro Moro, que é de Maringá, recebeu muito bem o projeto e visualizou facilmente a área de abrangência, pois os municípios são da região metropolitana de Londrina e vivem problemas comuns em termos de segurança pública”, acrescentou o prefeito. Segundo o IBGE, juntos esses 26 municípios somam uma população de 1.234.819 habitantes.
COMO VAI FUNCIONAR
Pelo projeto, as câmeras especiais vão captar as imagens dos veículos e transmitir para uma central. A imagem é tratada, transformando em logaritmo (placa). A seguir, será feito o envio da identificação do veículo para bancos de dados e verificação das restrições. Caso seja verificada alguma restrição, será disparado alerta para os órgãos de segurança.
O valor de todos os equipamentos, incluindo câmeras, postes de concreto armado, braço alongador e extensor, nobreak, servidores, serviço de implantação de rede óptica e vários outros itens, é de R$ 4,3 milhões. “O ministro mostrou-se bastante interessado no projeto e saímos com a certeza de que teremos nele um grande aliado para a implantação do projeto”, afirmou Sérgio Onofre.