CIDADES

min de leitura - #

16ªRS tem 3 vagas de UTI para Covid

DA REDAÇÃO

| Edição de 28 de julho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A taxa de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 do Hospital Norte do Paraná (Honpar) atingiu ocupação plena durante este final de semana. Ao todo, o hospital conta com 21 vagas para este tipo de pacientes e todas permaneciam ocupadas até a noite de ontem. Em Apucarana, dos 10 leitos para pacientes Covid da UTI do Hospital da Providência, 7 permaneciam ocupados até a noite de ontem, o que representa ocupação de 70%. A situação gera alerta na região e já mobiliza a Secretaria de Estado da Saúde.

Os dois hospitais são referência no atendimento de Covid-19 na 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana,  que atinge uma taxa de 90% de ocupação de UTI. Segundo o chefe da 16ª RS, Altimar Carletto, o governo do Estado já foi acionado para a necessidade de ampliação do número de vagas de UTI. “Esta semana estamos definindo um aumento de vagas na UTI do Honpar, de 8 a 10 vagas. Com a Secretaria Estadual de Saúde isso já está definido, agora estamos aguardando uma definição do hospital, pois a maior dificuldade no momento é em relação a reposição de profissionais para atender os novos leitos, já que muitos funcionários estão afastados do trabalho”, informou Carletto.
Mesmo com a taxa de ocupação elevada em Arapongas e Apucarana, o chefe da 16ª RS garante que a população não deve ficar alarmada. “Ainda que pareça que a situação está complicada, gostaria de lembrar que, além de estarmos trabalhando para um aumento no número de leitos, também fazemos parte de uma rede chamada macrorregião norte, que congrega Apucarana, Arapongas, Ivaiporã, Cornélio, Jacarezinho e Londrina. Estas regionais estão unidas, o que nos garante sustento nos atendimentos”, explicou.
Ainda de acordo com Carletto, a ocupação de leitos nesta macrorregião é de 58% atualmente. Ele informa que recentemente, o Hospital Universitário de Londrina recebeu 20 novos leitos de UTI, que deu fôlego de atendimento para a região, além do recém-inaugurado Hospital Regional de Ivaiporã, que oferece hoje 17 leitos livres de UTI para Covid. “Fazemos parte de uma grande rede que pode, sempre que necessário, receber pacientes de Arapongas, Apucarana e todo o Vale do Ivaí”, esclareceu.
No quesito enfermaria, a situação é mais tranquila. Das 60 vagas de enfermaria disponíveis nos dois hospitais, trinta e seis estavam ocupadas ontem (60%).