POLÍTICA

min de leitura - #

18 prefeitos buscam a reeleição na região

DA REDAÇÃO

| Edição de 11 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Das 27 cidades que compõem a área do Vale do Ivaí e Arapongas, 18 gestores vão à reeleição em suas respectivas cidades. Destes municípios, apenas três prefeitos optaram por não disputar a reeleição por motivos pessoais, mesmo aptos a estar no pleito.

Os prefeitos que buscam a reeleição são Junior da Femac (Apucarana), Sérgio Onofre (Arapongas), Deodato Matias (Arapuã), Raimundinho (Bom Sucesso), Paulinho Moisés (Califórnia), Toledo (Cambira), Luciana Bueno (Cruzmaltina), Ylson Alvaro Cantagallo (Faxinal), Miguel Amaral (Ivaiporã), José Roberto Furlan (Jardim Alegre), Adauto Mandu (Lidianópolis), Reinaldo Grola (Lunardelli), Aquiles Takeda (Marilândia do Sul), Adhemar Rejani (Marumbi), Hermes Wicthoff (Mauá da Serra), Moacir Andreolla (Novo Itacolomi), Ene Benedito (Rio Bom), e Ilton Kuroda (Rosário do Ivaí).
O prefeito de Godoy Moreira, José Gonçalves, o Zezinho do Banco, disse que seguirá em apoio ao seu grupo político, mas desistiu da tentativa de se reeleger. “Já dei a minha contribuição ao município, estou com o meu grupo, com o qual fui seu vice por dois mandatos”, justificou. Por São Pedro do Ivaí, José Isalberti também preferiu não ir à reeleição. “Por questões pessoais, considero a minha missão, por bem, cumprida como homem público dentro da política são-pedrense”, explica.
Ariranha do Ivaí também não terá candidato à reeleição no Executivo. Tanto Augusto Aparecido Cicatto, que teve o mandato cassado pela Câmara de Vereadores no mês de agosto, quanto Carlos Bandiera de Mattos, seu vice que o substituiu, não se candidataram.
Em comparação com as últimas eleições municipais, de 2016, foram 16 os prefeitos que tentaram se reeleger, enquanto outros sete optaram por não tentar de novo. Dos que tentaram a reeleição, sete conseguiram: Beto Preto (Apucarana), Adilson Luchetti (Borrazópolis), Antônio Cláudio Santiago (Grandes Rios), Benedito José Púpio (Jandaia do Sul), Washington Luiz da Silva (Kaloré), Gerôncio José Carneiro Rosa (Rio Branco do Ivaí), e Fábio Hidek Miura (São João do Ivaí) conseguiram a reeleição de seus mandatos.
No total, 87 candidatos devem disputar a eleição para o Executivo das 27 cidades da região.