COLUNAS

min de leitura - #

A dona do pedaço

Editoria de Política

| Edição de 10 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 
Alguns vereadores de Apucarana, inclusive da base do prefeito, não escondem mais a insatisfação com a arrogância da secretária municipal de Educação, Marli Fernandes. Eles precisam agendar audiência com muita antecedência e, mesmo assim, não são atendidos pela secretária. Apesar da arrogância que trata vereadores e até os próprios professores, ela ainda sonha em disputar a Prefeitura ou, no mínimo, ser vice. Hoje, a Educação de Apucarana só é referência nacional graças aos enormes investimentos do ex-prefeito Beto Preto (PSD) e do atual, Júnior da Femac (PDT), bem como à dedicação dos professores e diretores das escolas municipais.

Momento cívico O desfile cívico de 7 de setembro alcançou pleno êxito em Apucarana, notadamente pela sua organização e com a expressiva participação das famílias. Segundo o prefeito Junior da Femac, o público estimado foi superior a 25 mil pessoas. O tenente coronel Alexandre Colombo, comandante do 30º Bimec, fez questão de elogiar a organização e enalteceu o momento cívico proporcionado pela população, que manifestou seu patriotismo no tradicional evento.

Barreiro A “Festa do Frango Caipira com Polenta”, promovida pela Associação dos Moradores do Barreiro, com apoio da Prefeitura de Apucarana, foi prestigiada por centenas de pessoas. “Ajudamos a resgatar essa tradicional festa do distrito, que também passa a integrar o nosso calendário turístico, com missa campal, roda de violeiros e o delicioso frango com polenta”, comemorou o prefeito Junior da Femac. 

Luto oficial No domingo o chefe do Poder Executivo apucaranense decretou luto oficial por três dias, em respeito à perda do pioneiro e primeiro jornalista de Apucarana, Francisco Soares Dias Sobrinho. “Trata-se de uma pessoa que demonstrou seu amor por Apucarana através dos seus livros e crônicas. Agradecemos ao Seu Chiquinho e sua família por tudo o que fizeram pela cidade”, comentou Junior da Femac.

Reeleita O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) realizou eleições internas no último domingo. Por 91 votos, a atual presidente Taís Rafaela foi reeleita para mais um mandato, ela que concorreu como candidata única. O diretório ainda vai definir os demais membros da Executiva. Já o deputado estadual Arilson Chiorato, também de Apucarana, é um dos candidatos à presidência estadual do partido e a deputada federal Gleisi Hoffmann busca a reeleição em nível nacional.
Contra extinção I O ex-governador Orlando Pessuti (MDB) e o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB) saíram ontem em defesa dos prefeitos que são contra o projeto de lei do senador Oriovisto Guimarães (Podemos) que propõe a junção de pequenos municípios com menos de 5 mil habitantes, conforme matéria publicada domingo pela Tribuna. Para os prefeitos Moacir Andreola (PSD), de Novo Itacolomi, e Ene Benedito Gonçalves (PDT), de Rio Bom, proposta é um retrocesso.

Contra extinção II “Estou plenamente de acordo com vossos argumentos sobre a não extinção de municípios. Fico à disposição para debater o assunto se precisarem”, disse Orlando Pessuti sobre as opiniões manifestadas pelos prefeitos do Vale do Ivaí. Já o deputado Romanelli considera a proposta de estapafúrdia. “Considero essa proposta descabida e revela um desconhecimento da realidade paranaense”, declarou.

Surpresa no FPM Contrariando todas as expectativas iniciais, o primeiro repasse de setembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que será creditado hoje nas contas das prefeituras, não virá com redução. A parcela vem com um amento significativo de 53,95% em relação a igual período do ano passado, sem levar em conta a inflação. Quando calculados os efeitos inflacionários, o aumento tem ligeira queda para 49,73%.

Maior do mês A área de Estudos Técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que o primeiro repasse de setembro do FPM sofre influência da arrecadação do mês anterior, uma vez que a base de cálculo para o repasse é dos dias 20 a 30 do mês anterior. Essa primeira parcela, geralmente, sempre é o maior do mês e representa quase a metade do valor esperado para o mês inteiro. De acordo com os estudos da CNM, o valor total do FPM vem apresentando um crescimento positivo.

Vapt Vupt

A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) deverá fazer sua reunião ordinária nos próximos dias.
O presidente da Amuvi, prefeito Ylson Cantagallo (MDB), o Gallo, estuda novos projetos para a região.    
O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) precisa ampliar seu espaço físico.
O presidente do Cisvir, prefeito Aquiles Takeda (PV), de Marilândia do Sul, corre atrás de recursos junto ao Estado.