OPINIÃO

min de leitura - #

A força do perdão

Por Thadeus Palka, advogado em Apucarana

| Edição de 28 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Perdoar nunca é tarde. Quem já sentiu prazer do perdão; é fácil perdoar? Como você se sentiria perdoando seu maior inimigo? O que é perdoar?
De certa feita os apóstolos perguntaram ao Divino Mestre como se poderia perdoar e Ele disse que deveríamos 70 vezes 7, portanto, é algo infinito.

A água parada por muito tempo quer dizer água contaminada, ou melhor, quando nossa mente está impregnada da ignorância, egoísmo, orgulho, vaidade, raiva e mágoa que vão minando nosso interior e represando energia negativa que leva a doenças e depressões são verdadeiras bombas de efeito retardado que destroem as pessoas de dentro para fora de modo inexorável e até irreversível.

Aqueles que trazem esses estigmas maléficos em suas vidas serão sempre uns eternos sofredores e prisioneiros e que não sabem das consequências desagradáveis no seu modo de viver e com reflexos irremediáveis dentro do ambiente em que vivem e esses dramas são os corrosivos da alma.

São sentimentos da alma que desmantelam qualquer indivíduo e somente o antídoto que liquida definitivamente esse estado de coisas e ter felicidade e tranquilidade completas é aplicar o perdão verdadeiro e terapêutico de forma sincera e concreta. 

Esse perdão deve brotar da alma como que rompendo aquela barragem cujas águas fluam naturalmente para nunca mais a encher o nosso íntimo.

“Pensemos que estamos fazendo algo maravilhoso pelo outro ao perdoá-lo. Se o perdão é importante para o outro é mais para você! Quando perdoa, você se liberta”. “Com o perdão as algemas que te prendiam ao passado se rompem e você passa a respirar aliviado e a caminhar livremente”.

Se você foi ofendido então pense em si e não perca tempo e sua saúde e não fique remoendo-se com isso; chega de ficar sempre no passado. Perdoar é um dos momentos mais inteligentes do ser humano, porque primeiro quem está sendo libertado é você e, tão somente, e depois o outro.

Perguntaram certa vez a Mahatma Gandhi se ele perdoa com frequência e sabiamente respondeu: “Não, ninguém nunca me ofendeu”.

“Se o amor é a porta da felicidade, o perdão é a única chave que pode abrir esta porta, quando fechada”.
Lembremos que “Negar o perdão é condenar quem errou a permanecer no erro. Perdoar não é sinal de fraqueza. É grande sinal de coragem. Só perdoa e quem realmente é forte e corajoso, pois o perdão exige muito das pessoas, mas também traz muitos benefícios”. (Pe. Gelson L. Milkusza-C. Ss).

Sempre Deus nos deu e sempre dará a oportunidade de buscar a paz e a felicidade, partindo principalmente de um marco todo especial que é o perdão.