OPINIÃO

min de leitura - #

A importância das marcas próprias em Apucarana

Da Redação

| Edição de 13 de novembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Incentivar a criação de marcas próprias é fundamental para Apucarana, que tem a fabricação de confecções como sua principal vocação econômica. Nesse contexto, é importante incentivar empresários do setor a investir em produtos com sua identidade, criando um ciclo virtuoso na produção, como forma de reduzir o problema persistente ainda da falsificação de marcas famosas e da informalidade de muitas empresas.

Algumas iniciativas importantes estão sendo realizadas em Apucarana nesse sentido por entidades de classe que representam o setor. É o caso do Apucarana Fashion Day (AFD), que realizou na semana passada a sua terceira edição na cidade. Promovido pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana (Sivale), o evento incentiva a moda de Apucarana e também da região, abrindo espaço para apresentação de novos conceitos e marcas próprias. Esse trabalho é realizado em parceria com o curso de Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que garante um estofo teórico para esse projeto.
Outra iniciativa fundamental nesse sentido é o Laboratório de Criação de Moda (Lacrimo) do Sivale, que reúne diversos profissionais da cidade e região em um projeto de incentivo à criação local. O Lacrimo também marcou presença no Apucarana Fashion Day.
Além dos desfiles e wokshops, o AFD abriu ainda espaço para negócios, com visitação de estandes das marcas participantes.
Esse tipo de evento é importante. Realizado pelo Sivale, o Apucarana Fashion Day contou com patrocínio da Fiep, Senai, Sebrae e Paranatex, além do apoio da Prefeitura de Apucarana, UTFPR, Facnopar, Sivana e Acia. 
Apucarana precisa unir esforços para reduzir a informalidade nas confecções. Esse trabalho trará resultados significativos no futuro. A cidade tem totais condições para ser protagonista não apenas na produção de confecções, mas também como expoente em suas marcas para o Brasil inteiro. Já há vários exemplos positivos nesse sentido. Há estrutura para isso, com conhecimento (know-how) e também com formação acadêmica. O Apucarana Fashion Day e outros eventos do gênero mostram o caminho certo para fortalecer ainda mais o setor de confecções em Apucarana, que é tão importante para a economia do município, pois gera renda e empregos para milhares de pessoas.