CIDADES

min de leitura - #

A IMPORTÂNCIA DO JORNAL NO DIA A DIA

Da redação

| Edição de 14 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O primeiro contato do jornal com os alunos do 5º ano A, da Escola Municipal Albino Biacchi, foi um tanto quanto curioso. “Após receberem os exemplares, as crianças ficaram à vontade para manuseá-los, surgindo assim estranheza entre alguns pelo simples motivo de se perderem em meio a tantas folhas”. O relato é da professora Simone Bossa Mendes.

Imagem ilustrativa da imagem A IMPORTÂNCIA DO JORNAL NO DIA A DIA

Segundo ela, após conversarem e ouvirem as explicações, os estudantes foram descobrindo a importância e a função de cada parte do jornal, avaliando cada caderno, suas funções e objetivos e se organizando melhor para a leitura.
Foi destacada e discutida a importância de o jornal impresso ainda estar presente em nosso dia a dia, ainda que o primeiro exemplar reproduzido em papel, no Brasil, tenha ocorrido há mais de 200 anos. 
A professora ainda apontou aos alunos a importância da comunicação, frisando que comunicar é uma das maiores necessidades do ser humano e o jornal vem proporcionar. “Uma única edição pode ser lida por várias pessoas, em vários lugares diferentes”, comenta. “Devemos despertar em nossos alunos o prazer pela leitura e assim ajudá-los a desenvolver o intelecto e o conhecimento, tornando-os críticos com relação aos acontecimentos de hoje”, ressalta.
O aluno Francisco Augusto Mendes está gostando do projeto. “Gostei de conhecer melhor o jornal. Ele nos deixa informados e traz diversão também.”
“O jornal é interessante porque temos a notícia perto da gente. Posso saber das coisas sem precisar da internet e ajuda a desenvolver a leitura e a escrita.” Já a aluna Laynara Ignácio Andrade de Souza, 10 anos, adorou levar o jornal para casa. “ O jornal em casa foi ótimo. Quando tenho tempo livre, posso ler o jornal, ficar atenta para poder até ajudar minha família com relação as oportunidades de emprego, venda de casas, carros e muito mais”, complementa Felipe Gabriel da Costa.
A professora finaliza que a partir dessa comunicação, dessa leitura, os alunos podem desenvolver trabalhos diferentes e criativos em sala de aula, utilizando o jornal.
 TEXTO PRODUZIDO PELA ESCOLA MUNICIPAL ALBINO BIACCHI