OPINIÃO

min de leitura - #

A importante vocação agrícola do Vale do Ivaí

Da Redação

| Edição de 19 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A região mostra mais uma vez a força que possui na área do agronegócio. De acordo com reportagem publicada na edição de ontem da Tribuna, a expectativa de produção da safra de soja 2019/2020 é de mais de 1 milhão de toneladas. A região bate seguidos recordes de produtividade anualmente, o que mostra a vocação agrícola destes municípios, uma riqueza que precisa ser mantida e incentivada.

O volume esperado para ser colhido no início do próximo ano é ligeiramente menor do que a colheita realizada em 2019, o que não significa necessariamente que este é um panorama ruim para o agricultor do Vale do Ivaí e região. O que acontece é que a área coberta pelo escritório regional da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) de Ivaiporã passou a cobrir 15 municípios, frente os 22 que abrangia anteriormente, o que inviabiliza uma comparação direta. Por conta disso, a redução era inclusive esperada na área. Já na regional de Apucarana, que manteve a mesma área de cobertura, a safra deverá render quase 10% a mais no próximo ano. Este deve ser também o desempenho médio dos municípios da área de Ivaiporã.
O agronegócio é extremamente importante para todo o país, que teria sofrido com muito mais intensidade os efeitos da crise econômica brasileira, iniciada a partir de 2013, se não fosse pela força do campo. A agricultura ajuda a impulsionar a economia, movimentando toda uma cadeia produtiva, tanto do lado de dentro quanto do lado de fora da porteira. Muito do que é produzido nas lavouras acaba sendo inclusive exportado, gerando riqueza e movimentando também outros setores, como o comércio, a indústria e os serviços.
Neste sentido, o Vale do Ivaí se destaca, visto que é uma região com grande abundância de recursos naturais, como solo fértil, clima adequado e muitas fontes hídricas, se tornando local propício para o desenvolvimento de uma agricultura de alto rendimento. É preciso exaltar a força do agronegócio no Vale do Ivaí, uma das regiões protagonistas na produção agrícola paranaense. Muito do progresso da região se deve ao que é gerado no campo. É preciso, em primeiro lugar, ter orgulho da vocação do Vale do Ivaí e, em segundo lugar, lutar para fazer com que a região se mantenha sempre na vanguarda do desenvolvimento agrário, com alta produção e, ao mesmo tempo, sustentabilidade.