POLÍTICA

min de leitura - #

‘À la Bolsonaro’

Da Redação

| Edição de 21 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em tempos de redução de contato ao máximo possível por causa do risco de contágio do coronavírus, tem sido peculiar a maneira que alguns governantes da região encontraram para fazer seus pronunciamentos. Boa parte deles está adotando o sistema consagrado pelo presidente Jair Bolsonaro: os vídeos ao vivo em redes sociais. O que tem chamado ainda mais atenção é que o ‘método bolsonarista’ de vídeos ao vivo tem sido adotado até no ponto de vista estético, com os enquadramentos de câmera bem parecidos aos do chefe do Executivo nacional.

Poim no PSD O vereador Franciley Preto Godoi, o Poim, oficializou ontem que está deixando o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ao mesmo tempo, Poim anunciou que irá ingressar no Partido Social Democrático (PSD) atendendo a convite formulado pelo Governador Ratinho Junior, e os secretários da saúde, Beto Preto; da Casa Civil Guto Silva, e do Desenvolvimento Urbano João Carlos Ortega. “O entrosamento com as lideranças do PSD é dos melhores e, a partir de agora, vamos trabalhar mais unidos ainda”, assinalou o vereador.

Toledo no MDB? O prefeito de Cambira, Emerson Toledo, recebeu convite do deputado Sérgio Souza para se filiar no MDB. É possível que ele aceite o convite, já que o Sérgio Souza está ajudando muito ele em Cambira. Toledo está filiado ao PROS, partido pelo qual foi eleito.

Coronavírus Na segunda feira o prefeito Junior da Femac terá novas reuniões com seus secretários. Em pauta outras medidas referentes à pandemia do coronavírus, no tocante ao funcionamento da prefeitura para o funcionalismo e o público. “Estamos planejando parar alguns setores, alterar horários de atendimento ao público, e escalonar por turnos os servidores, tudo como forma de reduzir a aglomeração de pessoas internas e externas”, anuncia Junior da Femac.

Jornada estendida Aliás, os últimos dias foram de trabalho intenso e de muito fôlego na prefeitura. No gabinete municipal o expediente se estendeu quase todos os dias até às 22 ou 23 horas, envolvendo os secretários Laércio de Morais (Gabinete), Paulo Sérgio Vital (Procuradoria), Maurício Borges (Comunicação) e demais servidores ligados diretamente ao gabinete do prefeito. “É um momento emergencial que exige planejamento, muito diálogo com lideranças comunitárias e adoção de medidas pontuais no enfrentamento da pandemia”, justifica o prefeito Junior da Femac.

Combate à dengue Dois projetos de lei que tramitam na Assembleia Legislativa do Paraná criam mais condições práticas e fortalecem os municípios no combate à dengue e outras doenças. Um dos projetos autoriza a cessão de agentes de saúde, outros profissionais da área e também de máquinas e equipamentos, de um município para outro, em ações emergenciais para conter epidemias. O outro propõe a normatização de ações mais efetivas e até punitivas, como multas. Ambos são propostas do deputado Tercílio Turini.

Sessão da CCJ Aliás, com o cancelamento de audiências públicas e sessões solenes em razão das medidas protetivas contra o avanço do coronavírus no estado, a agenda da Alep é pautada pela realização da sessão plenária e reuniões de Comissões temáticas. Na segunda-feira (23) será realizada, a partir das 13 horas, uma reunião extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) com três itens na pauta

Piá Os atendimentos dos órgãos públicos do Estado foram alterados para evitar a proliferação do coronavírus no Paraná. Para evitar aglomerações de pessoas sem afetar os serviços, muitos órgãos estão fazendo atendimento remoto, virtual ou por agendamento. O portal e o aplicativo do PIÁ – Paraná Inteligência Artificial (www.pia.pr.gov.br) também oferecem uma série de serviços personalizados ao cidadão.