OPINIÃO

min de leitura - #

A região precisa aproveitar as oportunidades

Da Redação

| Edição de 10 de dezembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A retomada das exportações pelas empresas da região após sete anos de queda, como noticiado na edição do último domingo da Tribuna, demonstra que a retomada atual da economia é mais sólida do que os chamados ‘voos de galinha’ registrados anteriormente. A situação, combinada com outros fatores importantes, como a alta na criação de empregos, dá margem para que as expectativas sejam boas para 2020.
As exportações cresceram cerca de 3% neste ano, saltando de U$$ 132 milhões em 2018 para U$$ 138 milhões de janeiro a novembro de 2019. Arapongas, São Pedro do Ivaí e Apucarana se destacam nos números de negociações, entre os 12 municípios da região que exportam produtos. Juntos, os 3 municípios faturaram cerca de U$$ 110 milhões.
A alta das exportações pode incrementar a já positiva criação de empregos na região. De acordo com os números mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados em novembro, a região criou mais de 1,5 mil empregos formais, com destaque especial para as duas maiores cidades da região: Apucarana e Arapongas.
De acordo com especialistas, a retomada das exportações pode ganhar ainda mais força se as políticas econômicas aproveitarem o momento. Portanto, é essencial que os governantes não percam essa oportunidade e façam com que a economia finalmente entre nos eixos. A região pode crescer muito se houver visão dos órgãos públicos no sentido de tirar proveito desta situação, que há alguns anos não se via e que estava sendo aguardada desde então. ‘Surfar’ nesta onda é muito importante e pode garantir avanços significativos para os municípios.