OPINIÃO

min de leitura - #

A retomada dos empregos nos municípios da região

Da Redação

| Edição de 24 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Depois de anos complicados, com redução exponencial de postos de trabalho, a região vem registrando uma recuperação importante na abertura de novas vagas de empregos em 2017. De janeiro a agosto, Apucarana, Arapongas, Ivaiporã, Jandaia do Sul e Faxinal acumulam 1,7 mil novos postos de trabalho. 

Apucarana é o principal destaque, respondendo por 1.068 vagas abertas na região. O município chegou a liderar em julho o ranking estadual de emprego do Paraná. Apesar de algumas oscilações, Apucarana vem conseguindo abrir novos postos de trabalho a cada mês. A confecção, setor tradicional, e a construção civil são os principais geradores de empregos. 
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgou nesta semana os dados de agosto. As cinco principais cidades da região criaram, juntas, 217 novas vagas. Embora sejam números até certo ponto tímidos, no entanto, mantêm o ano no azul, com novos empregos sendo criados. 
Os dados de agosto também mostram uma importante reação de Arapongas. O município sofreu as consequências da crise dos últimos anos, perdendo centenas de postos de trabalho. No mês passado, após dois meses seguidos de números negativos, Arapongas criou 140 novos vagas, com destaque para o setor moveleiro. Os cinco cargos com maiores saldos de emprego foram alimentador de linha de produção (97), estofador de móveis (19) e auxiliar de escritório (19). O setor moveleiro, a propósito, foi o mais castigado na crise e está se recuperando gradualmente. 
Essa retomada é fundamental. Apucarana e Arapongas são municípios com vocações econômicas bem definidas. No primeiro, o setor de confecções é o principal termômetro. Se o segmento voltou a contratar, isso significa que há uma tendência importante de recuperação da economia local. O mesmo ocorre em Arapongas no que diz respeito ao setor moveleiro. Se as contratações voltaram a acontecer, é sinal de uma guinada. 
É claro que esse novos empregos ainda estão repondo os cortes realizados, especialmente em 2015. Naquele ano, a crise da economia atingiu seu ápice no país, gerando demissões em série. Arapongas, por exemplo, passou por um momento muito delicado, com inúmeros cortes. 
Por isso, é importante destacar essa retomada. Apesar da instabilidade política, a economia vem se sustentando. A tendência é de que 2017 fechará com saldo positivo, após anos de queda. Apesar dos inúmeros desafios, é uma noticia positiva.