COLUNAS

min de leitura - #

A vez do Parque Biguaçu

Editoria de Política

| Edição de 06 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Quarenta anos após a sua construção, na gestão do ex-prefeito Voldimir Mirão Maistrovicz, o Parque Biguaçu, em Apucarana, passará agora pela sua primeira revitalização total. O anúncio foi oficializado ontem pelo prefeito em exercício Junior da Femac. Ele vistoriou o parque na companhia de secretários e confirmou inclusive a implantação de uma pista de caminhada em todo o entorno do parque, com piso em concreto alisado e iluminada, nos moldes do que foi feito no Parque Jaboti. O investimento será de aproximadamente R$ 350 mil. Além da limpeza geral da área, retirada de equipamentos que estão deteriorados, também está prevista a reforma do canal e instalação de um gradil de proteção em toda a sua extensão. 

Estreia na AL No dia de ontem o deputado Arilson Chirato (PT) fez seu primeiro pronunciamento na Assembleia Legislativa do Paraná. Ele falou sobre os três requerimentos que protocolou na Casa. No primeiro ele solicita ao governo melhorias para o Instituto Médico Legal (IML), Polícia Científica e Instituto de Criminalística, nas estruturas existentes em todas as regiões.

Pedidos Já no segundo pedido protocolado na Assembleia, Chiorato pediu ao governo do Estado providências na fiscalização das 461 barragens existentes no Estado. E, no terceiro, o deputado reivindica a criação de uma comissão parlamentar de acompanhamento das obras e serviços das concessionárias de pedágio de rodovias no Anel de Integração do Paraná.

Consórcio Foi sancionada nesta semana a lei que trata da inclusão de Apucarana no Consórcio Paraná Saúde, que permitirá a compra de medicamentos e insumos para abastecer as Unidades Básicas de Saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Samu e outros setores da saúde pública. Estima-se que a economia será superior a R$ 100 mil por ano.

Economia Segundo Junior da Femac, as compras em larga escala, junto com outros municípios, permitirá uma significativa economia, evitando ainda a falta de remédios e insumos na rede pública. “A entrada de Apucarana no Consórcio Paraná Saúde já acontece em decorrência da presença de Beto Preto na Secretaria de Estado da Saúde”, avalia o prefeito em exercício. 

Interina O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), nomeou ontem a professora Regina Demele de Carvalho Valério para assumir interinamente a pasta da Educação. Regina substitui o professor Paulo Valério e vai responder pelo cargo até a nomeação de novo secretário. Ela tem 35 anos de magistério, sendo professora efetiva do município desde 1995.
Mudando de sigla Mal tomou posse em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Boca Aberta Júnior já anunciou que está mudando de partido. Eleito em outubro pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), o parlamentar anunciou ao seu grupo político que vai se filiar ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS).

Na ‘janela’ A filiação oficial do deputado estadual Boca Aberta Júnior ao PROS acontecerá em abril, quando os parlamentares terão uma “janela partidária” para mudar de sigla sem a perda do mandato. Boca Aberta Jr. é filho do deputado federal Emerson Boca Aberta (PROS). Ambos foram eleitos com expressivas votações em Londrina e região.

Líder do PSC Em reunião ontem, deputados do Partido Social Cristão (PSC) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) indicaram o deputado estadual Reichembach como novo líder da bancada. “Espero representar bem os anseios do nosso partido na Assembleia, e também fortalecer ainda mais o PSC no Paraná. Estamos otimistas para continuarmos fazendo um bom trabalho”, afirmou o deputado. 

No IPEM Rubico Camargo assumiu ontem a presidência do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM-PR), nomeado pelo governador Ratinho Júnior. Para a diretoria Administrativa Financeira foi nomeado Rogério Moletta Nascimento. Rubico Camargo, publicitário, empresário, nascido em Londrina, já exerceu o cargo de presidente da autarquia, entre 2011 e 2016. 

Sem oposição O senador paranaense Flavio Arns (Rede) afirmou em nota publicada no Facebok que não seguirá a determinação do partido de fazer oposição ao governo do presidente Jari Bolsonaro. “Estamos vivendo um momento de grande expectativa no cenário político nacional. Um novo momento, que exige total transparência e tomada de posicionamentos”, afirmou.

Vapt Vupt

Alguns prefeitos do Vale estão fazendo junto à comunidade prestação de contas de dois anos de mandato.      
Ao mesmo tempo, prefeitos preparam a entrega das prestações de contas de 2018 ao Tribunal de Contas do Paraná.
O governador Ratinho Junior deverá voltar à região nos próximos dias para liberar ordens de serviço.    
Na próxima semana, inclusive, tem reunião da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), em Cruzmaltina.