CIDADES

min de leitura - #

Abertura de empresas cresce 13% na região

Renan Vallim

| Edição de 24 de novembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) revelam que o número de empresas abertas no Paraná de janeiro a outubro de 2017 cresceu 9,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em dez meses, 37.217 novas empresas passaram a funcionar no Estado superando as 33.863 do período anterior. Na região, o índice de crescimento alcançou 13%.
Somando os três escritórios da Jucepar na região (Apucarana, Arapongas e Ivaiporã), foram abertas 1.109 empresas no período de janeiro a outubro deste ano. O valor é 13% maior do que no mesmo período de 2016, quando foram abertas 982 empresas.

Imagem ilustrativa da imagem Abertura de empresas cresce 13% na região


Uma das empresas abertas neste ano é a loja de Jéssica da Silva Chevonica. O estabelecimento entrou em operação em abril deste ano em Apucarana. “Sempre quis trabalhar com lingeries e, nos últimos dois anos, me planejei para abrir a loja. Queria ter iniciado o negócio no ano passado, mas acabou não dando certo. No entanto, neste ano consegui abrir a loja”, disse ela.
A proprietária afirma que o negócio tem melhorado com o tempo. “Cada dia tem sido melhor do que o anterior. Acredito que a chave é ter a equipe certa, já que o maior desafio é atingir e fidelizar os clientes. Aos poucos, fomos nos adaptando ao mercado. Claro que sempre queremos mais, mas os resultados têm sido satisfatórios”.
Ivaiporã teve o maior crescimento: 60,3%, passando de 219 empresas em 2016 para 351 neste ano. Em Arapongas, o aumento foi de 4,5%, passando de 538 para 562 novos empreendimentos. Em Apucarana, o número passou de 225 para 196, queda de 12,9%. No entanto, o saldo do município continua positivo, visto que foram 127 empresas fechadas em 2017, resultando em um saldo de 69 empresas.
Curitiba lidera o ranking de cidades com o maior número de empresas abertas com 5.350, seguida por Londrina (2.077) e Maringá (2.076). Os números não contemplam os Microempreendedores Individuais (MEI).
De acordo com a Jucepar, os procedimentos para abertura, alteração e fechamento de empresas ficaram mais simples no Estado desde a implantação do sistema Empresa Fácil Paraná, que integra os sistemas de diferentes órgãos licenciadores e reguladores dos registros empresariais.
JUNTA DIGITAL
Desde o começo de novembro também funciona o serviço da Junta Digital, que permite que os contratos societários (para dar entrada nos processos de registro) sejam protocolados pelo sistema Empresa Fácil Paraná não sendo mais necessário a impressão e reconhecimento de firma de todos os sócios e a entrega presencial nos escritórios da Junta Comercial. O contrato precisa apenas da assinatura eletrônica dos sócios, que possui validade jurídica e garante a segurança dos procedimentos.
O Empresa Fácil Paraná pode ser acessado através do site www.empresafacil.pr.gov.br/. Todas as etapas são detalhadas, inclusive a opção de fazer o procedimento através da Junta Digital.