ESPECIAIS

min de leitura - #

Abra sua casa para os efeitos da iluminação

Da redação

| Edição de 26 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A luz tem o poder de moldar ambientes. O uso correto da iluminação destaca pontos e objetos de arte, traz aconchego ou apelo dramático a determinado cômodo. Além disso, os elementos de iluminação podem ser elementos decorativos importantes na decoração. E há muito o que escolher entre arandelas, plafons, lustres e abajures.

Imagem ilustrativa da imagem Abra sua casa para os efeitos da iluminação

Os elementos de iluminação se dividem em grandes grupos de acordo de onde parte a luz. As mais comuns são as luminárias de teto, bastante versáteis, considerando que carregam a luz central do ambiente. No grupo existem as luminárias embutidas, indicadas para quem busca sobriedade e elegância, visto que possuem um acabamento discreto.
Também existem as caixas de luz ou, em termos técnicos, plafon. Possuem uma aplicação vasta, pois são encontradas em diferentes tamanhos e cores. Uma outra opção de luminária para o teto são os lustres. Associados a espaços luxuosos, eles são boas opções em espaços com pé direito alto. Outra opção são os pendentes, usados onde é necessária iluminação extra, como as bancadas da cozinha e laterais de espelhos ou camas.
Em termos de iluminação extra ou secundária, as luminárias também podem ser de parede, caso das arandelas e balizadores. As arandelas são as mais comuns, fixadas à parede. São eficientes em ressaltar ou trazer interesse a um espaço e por isso são indicadas para fixação ao lado de espelhos e quadros, por exemplo.
Os balizadores são luminárias posicionadas ou fixadas próximas ao rodapé ou ainda embutidas ao piso e destinam-se à orientação de passagens, mas são ótimas opções para tornar a iluminação do ambiente mais charmosa e especial.
Por fim, há os pontos de luz independentes, caso de abajures, luminárias de chão e de mesa. As luminárias de “coluna” ficam ótimas em cantos da sala, do escritório ou do quarto, pois ocupam pouco espaço e iluminam de forma a conseguirem alterar completamente a sensação visual do ambiente.
Outra vantagem é que elas são ótimas peças decorativas e servem para criar pequenos ambientes; Procure modelos que sejam reguláveis e que possuam articulação reforçada, de preferência em metal, o que garante maior durabilidade.
Uma luminária de chão combina com uma boa poltrona e, juntas, podem criar um ambiente muito charmoso na sala de estar, escritório ou mesmo no quarto de dormir.