CIDADES

min de leitura - #

​ Ação apreende 450 óculos sem receita em Ivaiporã

Ivan Maldonado

| Edição de 29 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Vigilância Sanitária (Visa) de Ivaiporã promoveu nesta semana uma ação de fiscalização e apreensão de óculos de grau que eram vendidos sem receita médica, apenas com um precário teste visual, por lojas de armarinhos e comércio ambulante no centro da cidade. Nos seis locais visitados pelos fiscais, foram recolhidos cerca de 450 óculos. 

Conforme Julho Spak, coordenador da Vigilância em Ivaiporã, os comerciantes foram notificados por não estarem em conformidade com a legislação. O órgão também determinou a suspensão imediata do comércio dos óculos. “Foi feito um termo de ciência e infração. Caso essas pessoas reincidam, elas serão encaminhadas aos órgãos competentes para as medidas cabíveis”, relata. O material apreendido será destruído.
Ainda segundo Spak,  a ação teve como objetivo resguardar a saúde dos consumidores. Os óculos sem qualidade reconhecida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), causam prejuízos à saúde e não são recomendados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).
“Nesses locais, os preços são bem baratos, em torno de R$ 15 a R$ 20. Contudo, os vendedores não esclarecem o mal à saúde que provoca um óculos pronto. As vezes a pessoa pensa que está economizando, arruma uma lente e corrige o problema superficialmente. Mas sem o exame, o diagnóstico não é feito e o paciente pode ter um problema muito mais sério do que ele imagina”, disse Spak. 
Spack relata que também encaminhou um ofício a 22ª Regional de Saúde sugerindo que ações similares sejam realizadas nos demais municípios da área de abrangência do órgão. “Não é só aqui Ivaiporã que existe esse tipo comercialização ilegal. É uma prática na maioria das cidades do Paraná e também do Brasil”.  (IVAN MALDONADO)