CIDADES

min de leitura - #

Ação da UEM monitora prática esportiva

Ivan Maldonado

| Edição de 19 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Incentivar a prática da atividade física e melhorar a qualidade de vida na terceira idade. Com esse objetivo uma equipe de professores e acadêmicos do curso de Educação Física do campus de Ivaiporã da Universidade Estadual de Maringá (UEM) adotaram o projeto “Caminhar com Saúde”, promovido há 13 anos pelo Programa Saúde para Família (PSV). Com apoio dos acadêmicos, os participantes passam por avaliações periódicas e são acompanhados de perto durante a realização dos exercícios.

Imagem ilustrativa da imagem Ação da UEM monitora prática esportiva


O “Caminhar com Saúde” acontece todas segundas, quartas e sextas-feiras, no Parque Jardim Botânico com a participação de aproximadamente 150 pessoas do Clube da Terceira Idade de Ivaiporã. 
Conforme a professora Fernanda Errero Porto Saparolli, coordenadora do curso de Educação Física, o objetivo é conhecer melhor as condições de vida e de saúde da população idosa de Ivaiporã – subsidiando ações, programas e políticas de saúde. “Para nós, universidade e acadêmicos, é uma grande oportunidade porque conseguimos avaliar um grande número de pessoas, tanto em termos da atividade física como em termos corporal”, avalia. 
Ela relata que, além das caminhadas, os participantes também são instruídos nas atividades nas ATI’s. “Os estagiários fazem todo um trabalho, ensinam que a caminhada é importante para a saúde do coração, mas que eles necessitam também de exercício de força, para que consigam fazer as atividades do dia a dia e isso melhora a qualidade de vida deles”, assinala Fernanda. 
Luiz Henrique da Silva Nunes é um dos acadêmicos que acompanham o programa. Ele explica que avaliações antropométricas são feitas trimestralmente. “A partir disso, temos um parâmetro para enviar para a Secretaria de Saúde, que poderá fazer um acompanhamento melhor desses idosos. Nas primeiras avalições, podemos afirmar que já houve alguma melhora na saúde dos participantes”, relata. 
Ione Albuquerque Muchiutti, coordenadora do Clube da Terceira de Ivaiporã, diz que o trabalho desenvolvido pelos acadêmicos da UEM tem sido de grande valia. “Melhorou toda a flexibilidade, agilidade, capacidade pulmonar. Eles estão até com mais vontade de participar, porque eles tem metas para alcançar e estão bastante estimulados. Houve uma melhora de 100% ”, completa Ione.